Metade do estado regride para fases mais restritivas do Minas Consciente

03/12/20

Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Como alerta para prevenção à covid-19 em Minas Gerais, metade das 14 macrorregiões de Saúde do estado passou a ter mais restrições de atividades nesta quinta-feira (3/12). De acordo com as novas resoluções do Comitê Extraordinário Covid-19, deliberadas em reunião na quarta-feira (2/12), sete macrorregiões estarão na onda amarela, quatro na onda vermelha e três na onda verde.

Itajubá continua na onda verde

Itajubá está na onda verde, como microrregião, e o Sul de Minas entrou na onda amarela, como macrorregião. Mesmo estando na onda verde, o momento é de atenção e de redobrar os cuidados, evitando que o município regrida e que estabelecimentos tenham que ser fechados.

Recomendações

Devido ao estado de alerta em Minas, a recomendação é para que as pessoas mantenham as medidas de distanciamento e isolamento social, além do uso constante de máscara e álcool em gel.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços também devem continuar e reforçar a prática das normas de segurança contra o contágio pela Covid-19: - Use a máscara de proteção facial e exija que funcionários e clientes também usem - Disponibilize álcool 70% - Evite aglomerações dentro e fora do estabelecimento - Limite o número de pessoas dentro do estabelecimento - Mantenha o distanciamento social:            - Uma (1) pessoa a cada 4m² dentro dos estabelecimentos            - 2 metros (4m²), em todas as situações.

Dados da Covid-19 em Minas Gerais

Um dos principais motivos para a cautela neste momento é a identificação de uma alta de 27% no índice de contaminação da Covid-19 na última semana. Por causa desse quadro, as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Além delas, as macrorregiões Sudeste, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela, estágio no qual são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas as macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul permanecem na onda verde, fase em que são permitidos serviços com maior nível de contágio, como cinemas e discotecas. Na onda vermelha, a mais rígida do Minas Consciente, com autorização apenas para o funcionamento de serviços essenciais - como farmácias, padarias e supermercados - foram incluídas as macrorregiões Jequitinhonha, Leste do Sul e Nordeste, além da manutenção da macrorregião Leste.

Monitoramento para avanço ou retrocesso de ondas

São analisados, pela Secretaria de Estado de Saúde, os dados por macrorregião e microrregião de saúde.

Os indicadores são: - Taxa de Incidência Covid-19;
- Taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto;
- Taxa de Ocupação por Covid-19;
- Leitos por 100 mil habitantes;
- Positividade atual RT-PCR;
- % de aumento da incidência;
- % de aumento da positividade dos exames PCR.

Os dados são agregação conforme peso e nota de cada indicador.

• A análise que possibilitará o avanço da Onda Vermelha – Fase 1 (atividades essenciais) para a Onda Amarela – Fase 2 (atividades não essenciais) é semanal.
  • A análise para avanço da Onda Amarela – Fase 2 (serviços não essenciais) para a Onda Verde (serviços não essenciais com alto risco de contágio) é feita a cada 28 dias.

A regressão de qualquer região pode acontecer a qualquer momento, desde que os dados analisados pela Secretaria de Estado de Saúde apresentem risco à saúde das pessoas.

Fonte: mg.gov.br