Caixa e Sebrae apresentam linhas de crédito para a diretoria da CDL Itajubá

05/06/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Gerente da CEF, Elder Gomes, em reunião virtual com diretores da CDL Itajubá

Com o objetivo de orientar os empresários sobre as linhas de crédito disponibilizadas para reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios, a Diretoria Executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá recebeu, em sua reunião virtual realizada semanalmente, o gerente de carteira PJ da Caixa Econômica Federal (CEF), Elder Nogueira Gomes, e a gestora do Sebrae Itajubá, Andresa Cristina da Silva.

Elder Gomes apresentou aos diretores da CDL Itajubá o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, parceria Sebrae e Caixa, que utiliza as linhas de crédito disponibilizadas pela CEF com as garantias complementares concedidas pelo Sebrae.

No Fampe, o Sebrae atua como garantidor do empréstimo, como avalista do pequeno negócio junto às instituições financeiras conveniadas, garantindo até 80% do financiamento, limitado a um determinado valor, conforme o porte empresarial e a modalidade de crédito. À Caixa, cabe decidir pela aprovação da solicitação de empréstimo, bem como liberar os recursos financeiros para os pequenos negócios.

Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), dos setores de comércio, indústria, serviço e agroindústria com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, podem ter acesso a esse fundo de aval, segundo informações do Sebrae.

Para micro e pequenas empresas que necessitam colocar a folha de pagamento em dia, o gerente da Caixa apresentou o Giro Caixa Folha, uma linha de crédito que atende empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões. Sujeito à aprovação de crédito.

O financiamento da folha de pagamento das empresas é realizado diretamente pela Caixa, limitado a dois salários mínimos (até R$ 2.090,00) por empregado, permanecendo o restante, se houver, a cargo da empresa. Poderá ser pago em 36 meses (carência de 6 meses e 30 parcelas) com taxa de juros de 3,75% ao ano (a.a.). A empresa que tomar o financiamento não poderá demitir, por dois meses, os empregados com salários financiados.

Para ter acesso a essa linha de crédito, a micro e pequena empresa deve ter condições de crédito em dia e folha de pagamento com a CEF, condições também para novos clientes.

Para mais informações sobre as linhas de crédito apresentadas acesse https://bit.ly/2zXRttk . Se preferir, entre em contato com a Caixa, pelo e-mail [email protected] , ou com o Sebrae, pelo telefone (35) 3622-2277.

Outras linhas de crédito poderão ser apresentadas pela CDL Itajubá com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre elas, viabilizando que os empresários, em especial os associados da entidade, possam optar por aquela que melhor atenda suas necessidades.

Conforme os diretores da CDL Itajubá, as linhas de crédito liberadas pelo governo federal têm características específicas, diferentes taxas de juros e condições de participação particulares. Assim, é importante conversar com os gerentes das instituições, para saber mais sobre os benefícios para a sua empresa e as exigências de cada linha de crédito.