O Dia dos Namorados vem aí e criatividade pode ser diferencial para alavancar vendas

05/06/2020

Por Asscom CDL Itajubá

Considerada a terceira data comercial mais importante, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados fecha o primeiro semestre movimentando todo tipo de comércio e público.

É preciso criatividade para mostrar vantagens, sair do óbvio e fazer o cliente pensar em novos produtos como possíveis presentes, mas você vai ver como é possível lucrar nesta data, sendo de qualquer segmento!

Campanha nas Redes Sociais e Sorteios

Mude a foto de perfil da sua loja nas redes sociais: adicione ao seu logo algum elemento associado ao amor. Uma ideia simples que mostre que você e sua loja estão atentos à data e faça com que os seguidores e clientes procurem saber mais sobre possíveis promoções.
Distribua brindes temáticos através de sorteios: doces e chocolates podem chamar a atenção, mas procure sortear um item que o cliente encontrará na sua loja mesmo em outras épocas. O legal é enviar dois brindes, um para o cliente e outro para seu companheiro ou companheira. Peça que cada participante curta uma foto, marque quantas pessoas quiser, sem contar perfis de empresas ou de famosos, e utilize um sorteador online . O sorteio é interessante, principalmente porque atrai novos seguidores e visitantes interessados no que você vende.
Assim você agrada aos consumidores procurando por sorteios e ainda marca presença online!

Promoção de Dia dos Namorados

Depois de calcular seu ticket médio, a tarefa mais importante ao fazer uma promoção é determinar o período válido. O ideal é que este período não seja muito longo e que o cliente saiba que o prazo para comprar com desconto está acabando.
Favoreça a compra à vista! Além de oferecer parcelamentos no cartão e aceitar outras formas de pagamento, conceda um desconto para compras pagas à vista, em dinheiro. Essa é a melhor forma de dar desconto com a segurança de que não vai prejudicar seu caixa.
Avalie seu estoque e pense de que forma poderia organizar sua mercadoria em kits de até cinco itens a preço promocional. Este tipo de promoção costuma funcionar bem em outras datas, mas o interessante aqui é vender produtos que possam ser usados a dois.

Venda de Kits

É interessante mostrar ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores e chocolates.
Se você trabalha com alimentação, além da tradicional cesta de vinhos com chocolate, procure oferecer um kit de cervejas artesanais ou de utensílios para cozinhar a dois.
O Dia dos Namorados é na época mais fria do ano, monte um kit com cachecol, meias, luvas e aquecedores de orelha ou toucas e brinque combinando pijamas e pantufas.
Na era do “Netflix & Chill” (casais que se juntam para assistir filmes e séries), monte um kit de cinema, com apoio para pipoca e refri, guloseimas e cobertor!
Essa pode ser uma ótima oportunidade para fazer uma parceria entre lojas de roupa e lojas de produtos para casa. Agora se você quer realmente se destacar, pense também nos solteiros! Brinque com a coisa de “odiar o Dia dos Namorados” e monte um kit de bebidas alcoólicas ou de aperitivos para um!

Decoração para o Dia dos Namorados

A dica mais importante de decoração em qualquer época do ano é de que o ponto focal, o que mais chama atenção, é o mais importante da sua vitrine e, então, deve ser reservado para exibir um produto mais apelativo e com ótimo preço.
O objetivo é chamar atenção, mas cuide para não exagerar. Não é obrigatório usar vermelho, nem corações na vitrine, mas com certeza ajuda.

Personalização do Serviço

Busque oferecer serviços exclusivos. A ideia de que a oferta foi pensada especialmente para a ocasião ajuda a construir o momento que os seus clientes tanto procuram. Se você tem um bar ou restaurante, monte um menu exclusivo para o dia dos namorados, com drinks e refeições especiais para delivery. Caso seja muito arriscado mudar os pratos e drinks, confeccione cardápios alterando os nomes dos itens para nomes de filmes românticos!

Fonte: Nex