Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Sexta rodada finaliza a série de entrevistas com candidatos a prefeito da CDL Itajubá

06/11/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Com a realização da sexta rodada de entrevistas, chega ao final a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura Municipal promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá. A sexta e última rodada de entrevistas recebeu os candidatos a prefeito, Christian Gonçalves, e o vice-prefeito, Dr. Nilo Baracho, na quinta-feira, 5 de novembro, nas dependências do Curso G9.

A CDL Itajubá tradicionalmente realiza entrevistas com os candidatos a prefeito, nos anos eleitorais, com o objetivo de dar conhecimento aos membros da diretoria executiva, conselhos e associados, quanto aos planos de governo, ideias e pensamentos daqueles que pleiteiam conduzir o município nos próximos quatro anos.

A sexta e última rodada de entrevistas, com os candidatos Christian Gonçalves e Dr. Nilo Baracho, aconteceu presencialmente, seguindo todas as medidas de segurança contra o contágio pela Covid-19, e foi transmitida ao vivo, pela página da CDL Itajubá no Facebook.

Habib El Mouallem, presidente da CDL Itajubá, fez a abertura do evento, dando boas-vindas a todos. Conduzida pelo diretor Secretário da entidade, Hilson Perlingeiro, a sexta rodada de entrevistas iniciou-se com a apresentação dos candidatos. Em seguida, foram feitas três perguntas ao candidato a prefeito, sendo estas idênticas para os demais candidatos participantes da série de entrevistas da entidade.

Para a primeira pergunta, sobre o que o candidato fará para estimular o desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação em nossa cidade, Christian Gonçalves respondeu que desde 1994, com o projeto da Rota Tecnológica 459, se fala nesses temas, mas que muito pouco foi feito até 2013, quando surgiram parcerias institucionais concretas, inclusive com a participação da CDL Itajubá, fomentando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo a Incubadora de Empresas (Incit), o ecossistema tecnológico existente e o município. Que a administração dele e de seu vice dará continuidade aos projetos iniciados em 2013, como a Inovai. Finalizou dizendo que esses temas são uma questão prioritária, por fomentar a geração de emprego e renda.

O candidato Christian Gonçalves respondeu à segunda pergunta, sobre ações a serem adotadas para defender o comércio formal de nosso município, comentando sobre duas ações. A primeira consiste em, por meio do uso de tecnologia, desburocratizar o processo para a criação de novos negócios e para atender com agilidade os empreendimentos já existentes. Outra ação comentada foi a de fortalecer a fiscalização, inclusive com a criação de novas áreas destinadas a isso, para regulamentar e orientar aqueles que queiram tirar seus negócios da informalidade.

Quanto à revitalização do Centro Comercial de Itajubá, terceira pergunta da rodada de entrevistas, o candidato a vice-prefeito, Dr. Nilo Baracho, respondeu que esse é um projeto discutido há algum tempo. Falou que a atual gestão municipal já desenvolveu a primeira etapa do projeto. Que para a segunda etapa, envolvendo as áreas do Centro Comercial, como a Rua Nova e Major Belo Lisboa, os comerciantes deverão ser ouvidos para que haja consenso na realização dessa fase da revitalização. O candidato a Prefeito, Christian Gonçalves, completou falando da importância da participação das entidades organizadas e da comunidade no processo de decisão para a revitalização dessa área, visando fomentar a economia local.

Em seguida, iniciou-se a etapa do sorteio de perguntas. A quarta pergunta sorteada foi: o que o candidato fará, como prefeito de Itajubá, para promover o desenvolvimento econômico quanto à geração de emprego e renda para a população, em meio à crise do novo coronavírus e no pós-pandemia? O candidato Christian Gonçalves respondeu que com o fortalecimento das empresas de tecnologia, promovido na atual gestão municipal, percebeu-se um crescimento dos segmentos comerciais e de serviços, isso se referindo às crises do mercado automobilístico que afetaram Itajubá economicamente e na geração de empregos. Comentou que, com essa percepção, houve necessidade de mudar o foco produtivo do município para o tecnológico, como indutor de desenvolvimento local e regional, mas sem deixar de atentar para as indústrias. Concluiu falando sobre a criação do projeto Includ-Ed, implantando laboratórios e oficinas nos bairros para a capacitação de jovens ao mercado de trabalho em tecnologia.

A quinta pergunta sorteada, sobre quais os três principais projetos realizados pelas administrações municipais anteriores e atual, pretende manter e melhorar, o candidato respondeu que pretende manter e melhorar a Zona Azul, que gerou 50 empregos via Microempreendedor Individual (MEI); que, acordado com seu candidato a vice, não irão antecipar a renovação de contratos de prestadores de serviços, como ocorrido com a Copasa; e que haverá maior uso de tecnologias na administração do poder público.

A sexta e última pergunta, semelhante a anterior, referiu-se a quais projetos o candidato pretende modificar ou eliminar. Christian Gonçalves respondeu que pretendem modificar o Restaurante Popular, para atender melhor e de forma mais eficaz aqueles que realmente necessitam dele, bem como ampliar os serviços com a criação do Café Social, oferecendo essa refeição matinal. O candidato a vice-prefeito, Dr. Nilo Baracho complementou a resposta atentando para a área da Saúde, falando sobre ações para reduzir a fila das consultas especializadas, exames e as cirurgias eletivas.

Respondidas as perguntas, os candidatos a prefeito e vice tiveram 15 minutos, compartilhados, para falarem sobre o plano de governo e metas no exercício dos cargos. Christian Gonçalves leu todos os itens do Plano Super 25, plano de governo dos candidatos que prevê, entre outras ações, implantar o centro público de tratamento de câncer e construir dois novos postos de saúde. Os candidatos explanaram sobre as ações do Plano Super 25 voltadas para as áreas da saúde, educação, turismo e lazer, segurança pública, tecnologia e geração de empregos.

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito parabenizaram a CDL Itajubá pela realização do evento. “É um exercício da cidadania, oferecendo oportunidades aos eleitores de poderem fazer uma boa escolha, levando informação para que as pessoas possam conhecer um pouco das ideias e pensamentos dos candidatos. Agradeço por participar”, expressou Christian Gonçalves. Os candidatos comentaram quanto a seriedade do evento e sua credibilidade de formatação. “Tivemos um tempo para a livre manifestação e respondemos perguntas fixas e sorteadas na hora. Isso é muito bom para o candidato, pois ele tem a chance de expressar tudo que tem intenção de fazer pela cidade. Parabenizo a CDL por esse evento que contribuiu muito para o processo democrático de Itajubá”, declarou Dr. Nilo Baracho.

Como mensagem aos empresários, os candidatos falaram da importância do empresariado continuar confiando em Itajubá “uma cidade próspera que precisa ser bem administrada para cada vez mais criar oportunidade de investimento e geração de emprego”, finalizaram.

O presidente da CDL Itajubá encerrou a sexta rodada de entrevistas, que finaliza a série de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de nossa cidade, comentando sobre a positiva participação de todos os candidatos, bem como do corpo diretor e dos associados da entidade, e internautas. Agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso da série de entrevistas: ao Curso G9, pela cessão do espaço; aos componentes da equipe de trabalho; ao diretor de Soluções e Ações Institucionais da CDL Itajubá, Alexandre Lopes, pela coordenação técnica e transmissão de todo o evento ao vivo; e ao diretor Secretário da entidade, Hilson Perlingeiro, por apresentar e conduzir as entrevistas. “Agradeço a todos os candidatos que participaram do evento. Cientes dos planos de governo dos candidatos, apresentados nas rodadas de entrevistas da CDL, peço a comunidade e comerciantes que votem conscientes. Desejo boa sorte a cada um dos candidatos”, expressou Habib Mouallem.

Para conferir a íntegra da entrevista com os candidatos Christian Gonçalves e Dr. Nilo Baracho, acesse o link: https://www.facebook.com/cdlitajuba

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter