Secretário de C&T, Indústria e Comércio apresenta o cenário tecnológico e empresarial local em reunião da CDL Itajubá

07/10/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação da CDL Itajubá

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio, Carlos Vitor Rodrigues Conti, apresentou o atual cenário do desenvolvimento tecnológico e empresarial de nossa cidade para os diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, durante reunião semanal da Diretoria Executiva, realizada na terça-feira (6/10).

A CDL Itajubá tem participação no desenvolvimento do empreendedorismo e tecnologia local, sendo uma das instituições fundadoras da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) e da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

Segundo o secretário, os investimentos municipais para a construção de um ambiente propício à inovação, tecnologia e empreendedorismo contribuem para a geração de empregos e o surgimento de produtos e serviços com alto valor agregado. “Itajubá abriga mais de 100 startups. Este ano, nove empresas de pequeno e médio portes se instalaram na cidade, gerando empregos. O Parque Tecnológico terá mais de 600 mil m2, com 77 lotes para instalação de empresas com perfil tecnológico”, comentou.

Os investimentos também contribuem para o reconhecimento da cidade como um ecossistema inovador, recentemente denominado ‘Itajubá Hardtech’, atuante em ciência, tecnologia e inovação, tornando-a mais atrativa para investimentos.

Carlos Conti falou, ainda, sobre empresas que estão em fase de instalação no município, como a Brilux e a Ipê, esta última com a aquisição do prédio da Higident; a possível instalação de 19 empresas de médio e grande portes; a construção de uma nova sede do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e de mais dois laboratórios, um do setor de energia e outro de petróleo; e destacou o ineditismo de Itajubá ao ter implantado uma das primeiras redes 5G do Brasil.

Relativo ao comércio e serviços, o secretário municipal aponta a necessidade de mudança e de transformação, assimilando o e-commerce, por exemplo. “O comércio tem que se reinventar a cada dia, ter flexibilidade para estar mais próximo ao cliente. E o cliente é o mundo”, pontuou Conti. Ele também fez referência às atividades que podem ser alavancadas como oportunidades de negócio no município, dentre elas a educação remota, agricultura, turismo, gastronomia e esportes radicais.

O presidente da CDL Itajubá, Habib Mouallem, e diretores presentes agradeceram a presença do secretário Carlos Conti, parabenizando-o pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento tecnológico, científico e empresarial de nossa cidade.

As reuniões da CDL Itajubá com secretários municipais visam conhecer as ações, projeto e programas realizados pelas secretarias municipais de relacionamento da CDL e afins com o trabalho desempenhado pela entidade junto aos setores do varejo e serviços.

Fonte: CDL BH