Minas Consciente: como fica o atendimento às pessoas do grupo de risco em Itajubá

11/08/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Com a adesão de Itajubá ao Plano ‘Minas Consciente’, programa do governo estadual que foi reformulado para atender ao atual momento da pandemia do novo coronavírus e entrou em vigor no sábado (8/08), os empresários do município passam a seguir os critérios de segurança estabelecidos por um PROTOCOLO SANITÁRIO ÚNICO.

Nesse protocolo, referente ao atendimento ao grupo de risco, caracterizado por pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, cardíacos, asmáticos), gestantes e lactantes, está determinado que:

• Deve ser dado atendimento preferencial as pessoas do grupo de risco em especial a idosos e gestantes, garantindo um fluxo ágil, de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior dos estabelecimentos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, buscou informações sobre o assunto junto ao procurador jurídico da Prefeitura de Itajubá, Peter Rennó, em especial quanto ao atendimento do grupo de risco ser realizado exclusivamente no horário das 9:00 às 11:00, norma estabelecida através de decretos anteriores ao ‘Minas Consciente’.

Segundo o procurador, alguns decretos ficaram incompatíveis com o ‘Minas Consciente’ e estão em análise para serem revogados. “Tem um princípio em direito que diz que a norma mais nova revoga a mais antiga, quando incompatível com esta, embora não haja revogação formal. Agora é necessário que os empresários fiquem atentos aos protocolos do governo do Estado”, informou Peter Rennó.

O protocolo do ‘Minas Consciente’ ainda dispõe, sobre o grupo de risco, que:
• Pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa e realizar atividades à distância (ensino à distância, home-office, teletrabalho, etc);
• O mesmo se aplica, preferencialmente, a quem resida com pessoas do grupo de risco.

O grupo de risco, ao realizar atividades fora de casa, deve ater-se ao uso da máscara de proteção, manter o distanciamento de 2 metros de outras pessoas, usar o álcool 70% e, principalmente, respeitar o atendimento preferencial.

Empresário, leia e aplique as normas do PROTOCOLO do ‘Minas Consciente’. Assim, você garante o funcionamento de seu estabelecimento de forma segura para seus clientes.