Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Cinco passos para as empresas sobreviverem no novo normal

12/06/2020

Por Asscom CDL Itajubá

A palavra adaptação nunca fez tanto sentido como agora. A pandemia acelerou a mudança na vida de todos e das empresas e em muitos aspectos, antecipou em cinco ou sete anos o futuro. Fato é: quem não entender as mudanças e inovar, ou mesmo reinventar seus negócios, não sobreviverá ao mundo pós-Covid-19.

Mas como recriar uma operação para estar adequado ao novo modelo?
Segundo o CEO do Grupo Viceri, holding de tecnologia da informação especializada em desenvolvimento de software customizado, consultoria e produtos digitais, Marcel Pratte, antes de falar sobre o "como", primeiro é necessário saber "o que" precisa ser revisto neste novo normal. Para isso, ele lista cinco passos que ajudarão as empresas neste ajuste inicial.

Primeiro passo: Velocidade

Para acompanhar o ritmo das mudanças do mercado e dos hábitos do consumidor. A tomada de decisão estratégica e a execução das ações não poderão mais ser morosas, a empresa ágil terá que sair do Powerpoint e virar ação.

Segundo passo: Formas de comercialização

Para dar vazão às oportunidades, as empresas precisarão garantir que as ofertas estejam adequadas com as novas demandas e sendo disponibilizadas nos canais digitais. Um ponto importante neste cenário é estar atento à produtividade de fazer mais com menos para adequar a receita.

Terceiro passo: Disponibilização de novos produtos aderentes ao consumidor digital

A velocidade do modelo de consumo mudou e vai se alterar mais rapidamente com a pandemia e, para isso, a tecnologia e os dados serão imprescindíveis para identificar o perfil do consumidor, seus hábitos, seus desejos.

Para Marcel, a integração de soluções, que será essencial para conectar aplicações prontas que trarão agilidade no processo é uma das premissas. Junto à infraestrutura de TI, terá o uso acelerado da Inteligência Artificial, por exemplo, que viverá um caminho sem volta, pois ela ajudará a conhecer mais sobre o consumidor, disponibilizar o melhor produto e ainda personalizar a oferta. Vejam a Amazon, que teve suas ações batendo recorde histórico nesta pandemia, passando a valer US$ 1,1 trilhão. Ela é rápida, traz o produto que você quer, entrega num prazo curto e ainda oferece a venda com um clique. Isso é mindset digital!

Quarto passo: Desburocratização

A estratégia definida, assim como a adaptação às mudanças necessárias nos negócios, deve ser implementada rapidamente sem barreiras, sem entraves e, um ponto importante, sem abandonar a governança. O barco deve conseguir mudar de rumo e todos devem estar remando na mesma direção.

Quinto passo: Comunicação

É fundamental e responsável por reagir e agir rapidamente no novo amanhã.

Marcel não considera arriscado dizer que é mudar ou morrer. “A reinvenção das empresas estará calcada não mais nos famosos quatro P´s do marketing - produto, preço, praça e promoção, mas em quatro D´s: digitalização da operação, democratização da oferta, desmonetização dos preços e desmaterialização do processo (ou produto). E sem a tecnologia não conseguiremos fazer nenhum desses movimentos”, aponta o CEO.

Para ele, o ‘digital’ é a ferramenta chave para a transformação, sob esse aspecto, a área de Tecnologia da Informação precisará se reinventar. Atualmente, essa área suporta com excelência a operação atual, mantendo o negócio rodando, porém está muito aquém da agilidade necessária para suportar os negócios na questão inovação. A parceria com empresas inovadoras, ágeis e confiáveis é a tendência do mercado.

O consumo se tornou digital, seja B2C ou B2B. A gama de usuários aumentou e vai ampliar ainda mais, o que prevê a condição de que não dá mais para fazer produtos que não estejam alinhados a esse novo consumidor.

Então, mãos à obra para colocar a Transformação Digital na prática, porque se por anos os CEO´s e o CIO´s não fizeram isso, a Covid-19 foi o decisor dessa nova orquestração tecnológica.

 

Fonte: Segs


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter