Crédito do Pronampe estará disponível à partir de 15 de agosto

13/08/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Asscom CDL Itajubá

Micro e pequenos empresários já podem acessar a linha de crédito PRONAMPE através do Correspondente Bancário BDMG - CDL Itajubá.

A Câmara dos Deputados liberou um reforço de R$ 12 bilhões para Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PRONAMPE. O crédito estará disponível a partir de 15 de agosto, através do Correspondente Bancário BDMG da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá.

O Pronampe foi criado pelo governo federal, destinado ao desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, possibilitando acesso a capital de giro, com condições facilitadas, durante a pandemia do Covid-19.

Cadastre sua empresa no Correspondente Bancário BDMG - CDL Itajubá

O cadastramento é rápido, fácil e pode ser realizado presencialmente, na sede da CDL Itajubá, em horário comercial (das 9:00 às 17:00), ou pelos seguintes canais:
- Telefone: (35) 3622.3511
- WhatsApp: (35) 98713.0674 ou 98845.0025
- E-mail: [email protected]
- Falar com Rosimeire ou Juliani

Quem pode buscar o crédito

• Microempresa com faturamento de até R$ 360 mil no ano
  • Pequena empresa com faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano
  • Para ter o crédito concedido é necessário estar em dia com as declarações enviadas à Receita Federal.

Qual é o valor máximo que pode contratar

• A empresa pode solicitar até 30% da receita bruta anual em 2019
  • Empresa com até um ano de atividade: limite de até 50% do capital social ou 30% do faturamento médio mensal

Custo do dinheiro pedido

• Taxa de juros máxima igual à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic – atualmente em 2% ao ano) mais 1,25% sobre o valor concedido

Prazo para pagar o empréstimo

• 36 meses, com oito meses de carência para pagar a primeira parcela (a carência está incluída no período total de quitação). Sendo assim, quem pegar o empréstimo este mês, por exemplo, começará a pagar o financiamento em abril de 2021.

Garantias (são duas possibilidades)

• Garantia pessoal: empresas com mais de um ano deve ser igual ao valor contratado mais encargos. Empresas com menos de um ano, a garantia pessoal pode chegar a 150%.
  • Fundo Garantidor do Pronampe: criado pelo governo para cobrir risco do uso de recursos próprios dos bancos. Cobre até 100% do valor de cada empréstimo (limite global de 85% da carteira à qual a linha de crédito estiver vinculada no banco credenciado)

Uso do Fundo Garantidor

• Recursos devem cobrir 80% do valor emprestado a microempresas e 20% para pequenas empresas (este detalhe gera preocupação, pois deixaria de fora muitos pleitos de pequenos empresário)

As empresas que aderirem ao Pronampe não poderão demitir seus funcionários no período de dois meses (60 dias).

Fonte: Jornal Contábil