WhatsApp lança serviço de pagamento e transferência pelo aplicativo

15/06/2020

Por Asscom CDL Itajubá

O WhatsApp lança hoje, apenas no Brasil, o serviço de pagamento e transferência de dinheiro pelo aplicativo. A companhia, que pertence ao Facebook, fechou parceria com a adquirente Cielo, maior processadora brasileira de pagamentos. A operação será implementada gradualmente nas próximas semanas e permite que usuários façam transferências, além de pagamentos de produtos e serviços, sem sair do app.

Neste primeiro momento, será possível usar cartões de débito ou crédito das instituições Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas redes Visa e MasterCard. A plataforma destaca, entretanto, que haverá outros parceiros no futuro.

O limite por transação será de R$ 1 mil, sendo possível receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5 mil por mês. O pagamento para as empresas pode ser efetuado tanto com os cartões de débito quanto os de crédito sem limites. Somente transações dentro do Brasil e na moeda local são autorizadas. Os comerciantes pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação. “A partir de hoje, o Brasil é o primeiro país a receber esse serviço e achamos que vai ajudar as pessoas e os pequenos e médios negócios em um período importante. É mais seguro e mais conveniente que dinheiro”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.

O WhatsApp aposta fortemente no uso desse sistema por pequenos comerciantes no Brasil, não só pelo número extenso desse tipo de estabelecimento mas também pelo momento atual, de isolamento social em meio à pandemia da covid-19. “Muitas pequenas empresas no Brasil já utilizam o WhatsApp em seus negócios, para estar em contato com cliente e trocar informações, e agora vão poder efetivamente usar o aplicativo para pagamento”, disse Idema. “Pode ter um impacto grande para pequenos comerciantes, que são a base da economia brasileira, principalmente nesse período de isolamento social. Além disso, vai ajudá-los a entrar no universo da economia digital, incentivando a bancarização”, complementou.

Fonte: FCDL MG