Inadimplência registra queda no primeiro semestre deste ano

17/09/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Segundo dados do Departamento de Recuperação de Crédito (DRC) da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, em nossa cidade, houve queda de 50% no registro de inadimplentes no primeiro semestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019.

No primeiro semestre de 2020, principalmente nos meses em que sofremos os efeitos da pandemia do novo coronavírus, alguns fatores devem ser considerados quanto a queda de registro de inadimplência. O isolamento social, por exemplo, provocou a diminuição do consumo e, consequentemente, da inadimplência. A prorrogação na exibição dos registros de débito, de 10 para 45 dias, medida implantada em âmbito nacional pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), no dia 17 de abril com duração de 90 dias, também influenciou na exibição dos registros de débito incluídos nos bancos de dados da CDL Itajubá.

No mês de agosto deste ano, o total de inadimplentes no Brasil diminuiu em comparação ao mesmo período de 2019. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de pessoas com contas em atraso teve queda de 1,5%.

Mais consumidores estão negociando suas dívidas, buscando limpar o nome para garantir o acesso ao crédito, para reaver o poder de compra e retornar ao mercado.

Esse é outro aspecto que contribuiu para a queda da inadimplência no primeiro semestre deste ano. O volume de negociações de dívidas, registrado pelo DRC da CDL Itajubá, mostrou crescimento de 25% no número de negociação, comparado ao primeiro semestre de 2019, refletindo em um aumento de 17% em valores recebidos.

No Brasil, as dívidas em atraso tiveram queda de -4,7% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano anterior e, na passagem de julho para agosto, o número de dívidas apresentou uma redução de -1,4% nos débitos, conforme pesquisa da CNDL.

Como Negociar Suas Dívidas

Consumidor

O consumidor deve ir pessoalmente à sede da CDL Itajubá, portando seu CPF e RG, para negociar seu débito de forma rápida e simples.

O DRC – CDL Itajubá realiza a consulta de débitos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e informa ao consumidor quais dívidas constam em seu nome e aquelas que podem ser negociadas diretamente com a CDL Itajubá.

A negativação referente ao nome do consumidor é retirada do banco de dados da entidade imediatamente após o pagamento, que pode ser à vista ou parcelado.

Empresário

Ao utilizar os serviços de cobrança do Departamento de Recuperação de Crédito – CDL Itajubá, o empresário reduz os custos operacionais da empresa, aumenta a liquidez dos negócios, recupera clientes inadimplentes para o mercado, preserva o vínculo com seus clientes e intensificar o relacionamento de longo prazo entre empresa e consumidor.

A Cobrança da CDL Itajubá conta com uma equipe especializada e oferece toda a estrutura necessária para recuperar os débitos de clientes inadimplentes, facilitando as negociações, que podem ser extrajudicial ou judicial.

Para utilizar os serviços de cobrança do Departamento de Recuperação de Crédito, o empresário deve ser associado à CDL Itajubá.

Fonte: CDL Itajubá e FCDL MG