Serviços registram alta de 1,2% em Minas Gerais

15/09/2020

Por Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19, o segmento de serviços avançou 1,2% em julho em comparação com junho, em Minas Gerais. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a supervisora de pesquisa econômica do IBGE, Claudia Pinelli, além do segmento de serviços ter sido um dos mais atingidos pela pandemia e, consequentemente, pelas medidas de isolamento social, também é um setor que demora mais a se recuperar do que o comércio e a indústria. Isso porque ele depende de outras áreas.

Apesar de os números estarem apontando para uma recuperação do setor de serviços, embora ainda mais tímida do que no comércio e na indústria, a supervisora do IBGE ressalta que, quando se fala das expectativas, é preciso aguardar um pouco mais, verificando se a retomada das atividades terá continuidade, mesmo de que forma gradual como está ocorrendo.

Apesar do incremento, quando se observa outras bases de comparação, os números são negativos. Julho deste ano, por exemplo, apresentou queda de 11,8% em Minas Gerais em relação a igual período do ano passado. No acumulado de janeiro a julho, houve recuo de 8,9%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a retração foi de 5,3% no Estado.

Nesse cenário, segundo as informações divulgadas pelo IBGE, alguns serviços sofreram mais ainda do que outros no Estado. Serviços prestados às famílias sofreram o maior recuo verificado (-51,1%), seguido por transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (-14,1%), serviço de informação e comunicação (-8,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,7 %).

Fonte: Diário do Comércio