Vacinação contra o sarampo vai até os estabelecimentos comerciais de Itajubá

21/08/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

A Prefeitura Municipal de Itajubá, através da Secretaria de Saúde, está realizando uma campanha de vacinação contra o sarampo, destinada à população entre 20 e 49 anos de idade que necessita receber uma dose da vacina, independente da situação vacinal. Como as Unidades Básicas de Saúde normalmente atendem no horário comercial, em que o público alvo da campanha está trabalhando, uma equipe da Secretaria de Saúde está indo aos estabelecimentos comerciais e de serviços para fazer com que a vacinação alcance o maior número possível de pessoas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá comunica aos comerciantes, comerciários e prestadores de serviços, associados ou não à entidade, sobre a realização dessa Campanha. A equipe de vacinação está composta dor duas enfermeiras, devidamente identificadas e paramentadas, com luvas, máscaras, face shield, para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

“A campanha é para toda a população na faixa etária de 20 a 49 anos. Como a maior parte dessa população está trabalhando e não tem como se deslocar até uma das UBSs no horário em que prestam atendimento, tivemos a iniciativa de passar nos comércios para vacinar aqueles que queiram receber a vacina”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde de Itajubá, Rosimary Marchetti.

A vacinação já foi realizada em estabelecimentos comerciais e de serviços da região do Mercado Municipal e Bairro São Vicente. Atualmente, a equipe de vacinação está atuando no Centro Comercial, iniciando pela Praça Theodomiro Santiago, e na próxima semana prevê visitar comércios e serviços do Calçadão, ‘Rua Nova’ e Rua Major Belo Lisboa. A campanha de vacinação finaliza no dia 31 de agosto.

A coordenadora também ressaltou a importância da vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19, devido ao surto de sarampo em nosso país. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano, até 27 de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados. O surto de sarampo permanece em cinco regiões, 11 estados com circulação ativa do vírus e cinco óbitos registrados, conforme o referido Boletim.

Sarampo

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar e o vírus pode se disseminar pelo ar.