Varejo online é alternativa para atrair clientes e ajudar empresas a sobreviverem

23/06/2020

Por Asscom CDL Itajubá

O estudo ‘Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19’, divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apontou que a crise do coronavírus fez com que a transformação digital do varejo se tornasse prioridade para manter os negócios em operação. Nesse período, os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de compra e consumo no pós-pandemia.

Segundo a pesquisa, depois de experimentarem o comércio eletrônico em novas categorias, o consumidor brasileiro indica que está mudando o comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% que pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da Covid-19.

Um levantamento feito por uma plataforma de automação de marketing digital e vendas, com mais de 11 mil empresas brasileiras da sua base, constatou que o e-mail marketing continua sendo uma forte ferramenta de comunicação entre marcas e clientes durante a pandemia. Por conta do isolamento social, os envios dos meses de março e abril tiveram um aumento de aproximadamente 30% sobre os meses de janeiro e fevereiro.

Os consumidores também estão interagindo mais com as empresas. Em abril, as aberturas de e-mail cresceram 45%, em comparação a fevereiro, em grande parte devido à necessidade de migrar as operações para o ambiente virtual, e os dados reforçam a importância de não parar de falar com a sua base, seguir alimentando os seus consumidores, sendo relevante, com a reputação reforçada. Quem conseguir se relacionar bem com os clientes neste momento terá uma grande vantagem no pós-crise.

A questão da sobrevivência econômica também foi trampolim de crescimento para plataformas que permitem aos pequenos e médios varejistas criarem seus e-commerces de forma rápida e fácil. Apenas em março, uma dessas empresas registrou crescimento de 766%, na maioria dos casos de lojistas que atuavam apenas no varejo físico.

Os lojistas, por sua vez, conquistaram consumidores que jamais teriam se não atuassem no online. E os consumidores passaram a contar com uma gama de produtos muito maior para adquirir no conforto de casa.

Quem já atua no online deve sempre buscar formas de cativar e fidelizar clientes, trazendo-os sempre para comprar novamente. E quem não atua corre o sério risco de ver seu negócio morrer aos poucos, justamente porque o consumo online será cada vez mais tendência e vem conquistando milhares de novos adeptos a cada dia, ao perceberem os benefícios como conforto e segurança. O online já é considerado como um caminho sem volta.

O varejo de vizinhança, ou varejo local. também ganhou força na pandemia devido ao isolamento social e a impossibilidade de percorrer longos percursos, também por questão de saúde. Assim, nasceram os WebApps que têm como objetivo ajudar o consumidor a encontrar produtos de diversas marcas nas proximidades, fazendo com que as pessoas se desloquem o menos possível.

Fonte: Jornal Contábil