Como eram e como ficaram as principais normas de segurança contra a Covid-19

26/08/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, com o objetivo de melhor orientar os empresários do comércio e serviços, apresenta um resumo dos principais critérios de segurança a serem seguidos com a adesão de Itajubá ao Plano Minas Consciente.

Veja o quadro comparativo das normas de segurança antes e depois da adesão ao Plano:

No Minas Consciente, os critérios de segurança estão estabelecidos por um PROTOCOLO sanitário único, com as principais diretrizes, para cidadãos e empresários, agrupadas em três pontos de atenção. São eles:

• Limpeza e Higienização:
É necessária uma higiene adequada e regular, como lavar as mãos, antebraço e rosto, realizar limpeza do ambiente (pisos, maçanetas, mesas, etc.) e dos objetos, obrigatoriamente para todos os objetos a serem utilizados entre duas pessoas diferentes;

• Proteção e uso de máscara:
Além do ambiente físico, o vírus se propaga principalmente através de gotículas, pela tosse, espirro, fala. Nesse sentido o uso da máscara diminui a chance de contaminação das pessoas;

• Distanciamento e Isolamento:
O isolamento é a forma mais efetiva de diminuir o contágio. Assim, se for possível para você, não saia de casa. Se fizer parte da população do grupo de risco, fique em casa. Trabalhe de forma remota, faça suas compras por delivery, peça ajuda a quem for necessário. Precisando sair, siga as regras de forma efetiva, mantendo um distanciamento adequado entre as pessoas, de 2 metros (4 metros²), em todas as situações.

O protocolo orienta também que os cidadãos deverão observar suas regras de conduta e avaliar como os estabelecimentos devem se portar, evitando aqueles estabelecimentos que não se atém ao padrão de funcionamento adequado para o momento.

Acesso o PROTOCOLO MINAS CONSCIENTE