Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


CDL Itajubá realiza a quinta rodada da série de entrevistas com candidatos a prefeito – Eleições 2020

29/10/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, com a participação dos candidatos a prefeito, Douglas Martins, e a vice-prefeito, Dra. Jaqueline Marotti, realizou a quinta rodada de sua série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura Municipal na noite do dia 29 de outubro, nas dependências do Curso G9.

Tradicionalmente, nos anos eleitorais, a CDL Itajubá realiza entrevistas com os candidatos a prefeito, com o objetivo de dar conhecimento aos membros da diretoria executiva, conselhos e associados, quanto aos planos de governo, ideias e pensamentos daqueles que pleiteiam conduzir o município nos próximos quatro anos.

A entrevista com os candidatos Douglas Martins e Dra. Jaqueline Marotti aconteceu presencialmente, seguindo todas as medidas de segurança contra o contágio pela Covid-19, e foi transmitida ao vivo, pela página da CDL Itajubá no Facebook.

O evento foi aberto pelo presidente da CDL Itajubá, Habib El Mouallem, dando boas-vindas a todos. Conduzida pelo diretor Secretário da entidade, Hilson Perlingeiro, a quinta rodada de entrevistas iniciou-se com a apresentação dos candidatos. Em seguida, foram feitas três perguntas ao candidato a prefeito, sendo estas idênticas para os demais candidatos participantes da série de entrevistas da entidade.

O candidato Douglas Martins, para a primeira pergunta sobre o que fará para estimular o desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação em nossa cidade, respondeu que Itajubá já possui um conjunto de atributos nessas áreas, como o Parque Tecnológico e instituições de ensino superior e de aprendizagem profissional, e que precisam ser mais bem aproveitados. Conforme o candidato, seu plano de governo prevê que a tecnologia e ciência estarão presentes de forma transetorial: na educação, saúde, na relação de trabalho e de renda, entre outros setores da sociedade.

Como resposta a segunda pergunta, sobre ações a serem adotadas para defender o comércio formal de nosso município, o candidato Douglas Martins falou que está prevista na política de desenvolvimento produtivo de seu plano de governo, para todos os setores da economia, a defesa dos interesses do município, no qual se inclui o comércio local. Comentou também que, com a criação do complexo do Parque Municipal, houve um efeito colateral imprevisto, deslocando o eixo de consumo do centro para a região do parque. Apontou, ainda, a criação de projetos de cunho cultural para estimular a valorização do comércio local.

Sobre revitalizar o Centro Comercial de Itajubá, terceira pergunta da rodada de entrevistas, o candidato a prefeito falou que existem dois desafios para um projeto de revitalização: o de infraestrutura, como prédios comerciais que não oferecem boa acessibilidade; e o cultural, que demanda uma campanha ampla de valorização do comércio e de produtos locais.

Logo após, teve início o sorteio de perguntas. Douglas Martins sorteou a quarta pergunta e respondeu quanto ao motivo pelo qual pleiteia o cargo de prefeito de Itajubá. “Acho que essa é a pergunta mais importante que um candidato a prefeito ouve”, expressou ele, completando que: “Eu quero ser prefeito dessa cidade, porque Itajubá precisa ser uma cidade de todos. Todos devem ser contemplados nas coisas boas que aconteceram nessa cidade e que ainda serão construídas. Todos precisam ser contemplados no projeto de desenvolvimento”. O candidato também falou de desigualdades no atendimento público e de oportunidades, e que se candidatou para propor uma Itajubá melhor e para todos, com um projeto inclusivo.

O candidato Douglas Martins, sorteou a quinta pergunta e respondeu sobre quais projetos realizados pelas administrações municipais anteriores e atual, pretende modificar ou eliminar. Quanto a eliminar, disse que a palavra não cabe na gestão pública. Quanto a aperfeiçoar, reconstruir sobre novas bases e perspectivas, ressaltou um programa de seu governo, construído com a candidata a vice, denominado medicina comunitária, dentro do SUS. A candidata a vice-prefeito, Dra. Jaqueline Marotti, participou da resposta completando que a saúde deve priorizar a atenção primária e dar acesso a 100% da população, aproveitando e melhorando o que já foi feito, para Itajubá ser uma cidade para todos.

A sexta e última pergunta da rodada de entrevistas foi quanto às medidas a serem implantadas para melhorar a segurança pública em Itajubá. O candidato Douglas Martins, ao responder, falou sobre a valorização dos profissionais da área e a criação de políticas públicas que deem sustentação a aqueles que atuam no setor publico de segurança, em especial a guarda municipal, como plano de carreira, piso salarial, qualificação, além de investimentos em tecnologia para fortalecer a segurança preventiva.

Em seguida, os candidatos a prefeito e vice tiveram 15 minutos, compartilhados, para falarem sobre o plano de governo e metas no exercício dos cargos. Ao fazer uso da palavra, o candidato a prefeito destacou a construção do plano de governo de forma participativa. Segundo ele, os desafios de desenvolvimento de Itajubá estão pautados em quatro pilares. O pilar de participação popular. O econômico, em que a cidade precisa de uma estratégia que a torne capaz de produzir aquilo que consome e que seja de fácil produção e fabricação, utilizar a capacidade de compra da prefeitura para ativar o comércio local, criar um escritório de projetos para captação de recursos que atendam as mais variadas áreas da sociedade e atenção especial para a indústria de reciclagem. O da saúde, melhorando o acesso e ampliando a oferta da atenção primária pelo SUS, a estratégia de saúde da família e as UBSs. E o da educação, investindo em tecnologias que atendam as demandas atuais, em especial aquelas trazidas pela Covid-19, e a valorização do diálogo com os professores da rede municipal.

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito parabenizaram a CDL Itajubá pela realização do evento e comentaram sobre a importância da iniciativa para que todos possam cobrar e colaborar com o plano de governo apresentado. “É de suma importância a participação da sociedade organizada nesse processo democrático”, afirmou a candidata Dra. Jaqueline Marotti. “Agradecemos o convite da CDL e parabenizamos pela iniciativa. Frisamos que não conseguiremos superar os desafios e construir uma Itajubá melhor para todos sem parceria, sem cooperação, sem diálogo e sem a construção conjunta, entre a prefeitura e os agentes da cidade. A CDL é um agente importante, uma entidade de liderança que consegue representar os anseios e os desejos de uma categoria econômica e social importante de Itajubá”, declarou o candidato Douglas Martins.

O encerramento da quinta rodada de entrevistas foi feito pelo presidente da CDL Itajubá, Habib Mouallem, que agradeceu a presença dos candidatos, diretores, convidados e internautas. Agradeceu ao Curso G9, pela cessão do espaço; aos componentes da equipe de trabalho; ao diretor de Soluções e Ações Institucionais da CDL Itajubá, Alexandre Lopes, pela coordenação técnica e transmissão do evento ao vivo; e ao diretor Secretário da entidade, Hilson Perlingeiro, por apresentar e conduzir a entrevista.

Para conferir a íntegra da entrevista com os candidatos Douglas Martins e Dra. Jaqueline Marotti, acesse o link:https://www.facebook.com/cdlitajuba

Na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, às 19:00, a CDL Itajubá receberá o candidato a prefeito, Christian Gonçalves, e a vice-prefeito, Dr. Nilo Baracho, para sua sexta e última rodada de entrevistas.

A entrevista será transmitida ao vivo pela página CDL Itajubá (@cdlitajuba) no Facebook.

 

Fonte: CDL BH


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter