Minas Consciente é aprimorado para ficar mais simples e facilitar a adesão dos municípios

29/07/2020

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira (29), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, as bases da nova versão do Minas Consciente, programa que determina as normas para flexibilização das medidas restritivas adotado em virtude do novo coronavírus.

Para Zema, a nova versão tem o objetivo de aprimorar o plano inicial. "Esta nova fase não quer dizer relaxamento. Quer dizer que temos de continuar tomando todos os cuidados, mas que alguns critérios, por conta de nosso aprendizado, serão aprimorados", pontuou, completando que os municípios poderão escolher seguir as diretrizes adotadas pelas macro ou pelas microrregiões de saúde das quais fazem parte. Serão 14 macrorregiões e 62 microrregiões, criadas especialmente para atender ao plano Minas Consciente.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que técnicos da pasta estudaram, por cerca de um mês, os novos pilares do plano. Para ele, a versão apresentada pelo governo vai facilitar a adesão dos municípios e o entendimento da população. "Agora que estamos em um platô e com tendência de queda futura, focamos, principalmente, nos protocolos. Não é simplesmente dizer as empresas que podem — ou não — abrir, mas sim como fazer. É dizer como empresas e cidadãos devem se comportar”, salientou.

Mudança na classificação de cores

A classificação de cores das ondas passou de 4 para 3 ondas, Vermelha, Amarela e Verde, sendo a primeira a mais restritiva e a última menos. Zema comparou o modelo a um sinal de trânsito. “A onda vermelha vai ser aplicada aos municípios e regiões com mais dificuldades. A amarela, aos que estão em condição intermediária. A verde, em locais cujas condições são mais seguras”, comentou o governador.

• Onda Vermelha: essenciais;
• Onda Amarela: não essenciais de menor risco;
• Onda Verde: segmentos não essenciais de maior risco.

Durante a transmissão, o governador Zema disse que as mudanças no Minas Consciente não preveem a retomada das aulas no estado. As academias de ginástica, por exemplo, vão compor o terceiro estágio do programa.

Cidades com menos de 30 mil habitantes

O governador anunciou que municípios com população inferior a 30 mil habitantes, que aderirem o programa, terão ainda um tratamento diferenciado. “Sabemos que uma das principais maneiras de se contaminar é o transporte coletivo. E grande parte das cidades não possui este tipo de transporte. Elas se locomovem em transportes particulares. Então essas cidades terão um tratamento diferente”, destacou.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, os municípios com menos de 30 mil habitantes podem avançar ao segundo nível. Para tanto, a taxa de incidência da doença precisa ser inferior a 50 casos por 100 mil nos últimos 14 dias.

Indicadores

O Minas Consciente será norteado por um protocolo único. Para determinar os níveis atribuídos aos municípios, uma série de critérios será levada em conta. Os indicadores municipais, a serem analisados semanalmente pelo comitê de enfrentamento à infecção, são:

• Taxa de incidência do coronavírus;
• Taxa de ocupação geral de leitos;
• Taxa de ocupação dos leitos destinados aos infectados;
• Leitos por 100 mil habitantes;
• Índice de transmissão da doença (Rt);
• Percentual do aumento de incidência da doença;
• Quantidade de testes positivos.

O governo está otimista com os efeitos do Minas Consciente. “Esperamos que as pessoas, efetivamente, sigam os protocolos e que, com a adesão, tenhamos queda da transmissão sustentada. A medida que a queda for se configurando, podemos avançar no Minas Consciente, buscando o ‘novo normal’ de forma mais adequada para a sociedade”, acrescentou o secretário de Saúde.

O novo Minas Consciente está previsto para entrar em vigor no dia 6 de agosto.

CONFIRA MAIS DETALHES DA NOVA FASE DO PLANO

Fonte: FCDL MG