Serviço de Proteção ao Crédito

Não perca tempo!

SENAC Itajubá oferece cursos técnicos gratuitos pelo Pronatec

22/06/2012

Uma ótima oportunidade para a capacitação profissional dos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio das escolas públicas da região de Itajubá. O SENAC Itajubá está com as inscrições abertas para três Cursos Técnicos gratuitos, que serão oferecidos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado em outubro passado pelo governo federal. São eles: Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho. As aulas começam em agosto.

O objetivo principal do Pronatec é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

“Sem dúvida, é uma oportunidade única para esses jovens, em especial, para os que estão concluindo o Ensino Médio. Isso porque, ao participar do programa, ele se tornará um técnico em um prazo de um ano ou um ano em meio. Noutras palavras, ele sairá com uma qualificação profissional que será um diferencial no mercado de trabalho”, ressalta a diretora de ensino da unidade, Marilena Riêra Caridade.

Para o orientador de curso do SENAC, José Alexandre Corrêa Ribeiro, “o mercado exige pessoas dinâmicas, proativas e tecnicamente capacitadas”. “Para tanto, precisa de uma formação adequada, e o Pronatec é uma ótima oportunidade para esses jovens”, explica. Os Cursos Técnicos oferecidos terão duração mínima de 800 horas.

Marilena Riêra destaca ainda que o Pronatec também prevê a ofertas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Eles terão duração mínima de 160 horas e serão realizados em uma parceria com a Prefeitura de Itajubá.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Pronatec podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 4440 ou pelo site www.mg.senac.br. O endereço da unidade Itajubá é Avenida Tancredo de Almeida Neves, 273, bairro São Judas Tadeu. O telefone é (35) 3623-1766.

Fonte: Contexto