Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito


Mérito Lojista 2017


E-mail:
Senha:
*Esqueci a senha

Ainda não é cadastrado?
Não perca tempo!
Cadastrar

Redução do número de vereadores e Vara Federal em debate na CDL

28/07/2017

A redução no número de vereadores e a instalação de uma Vara da Justiça Federal em Itajubá foram temas da reunião do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O convidado para o encontro, em 26 de julho, foi o presidente da Subseção Itajubá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), João Luiz de Campos. 

“Há um movimento, de parte dos vereadores, que visa a redução no número de cadeiras na Câmara Municipal, a partir da próxima legislatura. Ele está respaldado no anseio da população, de acordo com pesquisa popular. Queremos somar forças e levar isso adiante, juntamente com outras entidades representativas itajubenses, como a CDL”, explicou o presidente da OAB. 

João Luiz de Campos se referia à pesquisa feita pela Unifei Jr, empresa júnior da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no início de 2013. O levantamento apontou que 91,4% da população era favorável à redução do número de vagas para 10. Apesar da mobilização e de uma audiência pública, que reuniu à época mais de 450 pessoas, os vereadores ignoraram o clamor popular e aumentaram para 17 vereadores – como é a atual legislatura. 

“A CDL Itajubá sempre esteve e sempre estará do lado de ações, atividades e projetos que visem a melhoria de nossa cidade. Esse novo movimento, fruto dos debates já feitos no passado recente, serão discutidos pelo Conselho e pela Diretoria Executiva da entidade”, explicou o presidente da CDL, Georges Kallás. 

Justiça Federal

Outro assunto tratado na reunião foi a instalação da Vara da Justiça Federal de Itajubá. O tema é discutido desde o ano passado: a CDL Itajubá enviou, em julho de 2016, ofício à Justiça Federal solicitando a instalação da Vara Federal no município. 

“Esse pedido evoluiu desde o ano passado. Vou a Belo Horizonte, em final de agosto, para discutir o assunto com a diretora da Justiça Federal em Minas Gerais. É o último passo para que a solicitação seja enviada e analisada por Brasília. Estamos muito esperançosos”, disse o presidente da OAB. 

De acordo com João Luiz de Campos, tudo o que envolve a Justiça Federal, atualmente, é analisado em Pouso Alegre. Levantamento feito mostra que três mil processos que hoje correm na Justiça Estadual, passarão para a Vara Federal. “Isso permitirá que a Justiça Estadual analise os casos mais rapidamente e evitará deslocamentos constantes de pessoas e advogados para acompanhar os casos em Pouso Alegre”, explicou. “Será um benefício muito grande para nossa cidade”, completou.

Fonte: Agência Contexto


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter