SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito

Não perca tempo!

CDL apoia Programa Celular Seguro da PM

04/08/2017

Oficiais do 56º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Itajubá se reuniram com empresários e representantes das entidades de classe, em 3 de agosto, para a apresentação do Programa Celular Seguro. O programa visa o rastreamento de aparelhos celulares roubados ou furtados por meio da verificação do IMEI (International Mobile Equipment Identity), sigla em inglês para o número de identificação contido em cada aparelho – é uma espécie de RG do celular.

“Nossa meta é uma aproximação cada vez maior com a comunidade em ações e programas nos quais haja a participação efetiva da população. Um desses programas é o Celular Seguro. Por isso, contamos com o apoio de todos, em especial, dos usuários de celulares e smartphones para o sucesso dessa inciativa”, explicou o comandante do 56º BPM, tenente-coronel André de Oliveira Coli.

Também participaram do encontro o comandante do Setor Centro de Policiamento de Itajubá, tenente Eduardo Sales, e o comandante do Setor Sul de Policiamento, tenente Rafael Recoliano – responsável pela apresentação do programa e esclarecimentos de dúvidas dos presentes.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi representada pelo presidente, Georges Kallás, e pelo conselheiro fiscal da entidade, Edson Kenji Nishimaki. “Estamos à disposição para auxiliar a PM na divulgação do programa por meios de nossos informativos impressos e digitais”, ressaltou Georges Kallás.

Celular Seguro
O programa nasceu na cidade de Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, em agosto do ano passado, e hoje já está em operação em 30 municípios mineiros. A ideia surgiu da necessidade de se criar mecanismos para inibir o alto índice de roubos e furtos de celulares e smartphones – eles representam 40% das ocorrências policiais. Só no primeiro semestre desde ano, a PM registrou o roubo de 41 aparelhos em Itajubá.

“Os smartphones são vistos como um bem precioso para os infratores, tanto pelo valor de alguns aparelhos como pela facilidade de roubo e furtos”, explicou o comandante Coli (veja dicas de segurança logo abaixo). “Com o cadastro, vamos inibir esse comércio ilegal de aparelhos”, completou.

O Celular Seguro funciona da seguinte maneira: o usuário precisa cadastrar seu aparelho no site criado pela PM – clique aqui para conhecer a plataforma. “É um ambiente totalmente seguro, com senha para cada usuário. Nem mesmo a polícia tem acesso às informações pessoais do cadastro”, explicou o tenente Recoliano.

De acordo com a Polícia, é possível rastrear os aparelhos cadastrados que utilizam os sistemas Android, iOS (iPhone) ou Windows Phone. “Com apenas um clique, o sistema sinaliza e localiza o telefone, o que facilita o trabalho da PM”, ressaltou o tenente Recoliano.

DICAS DE SEGURANÇA

• Digite *#06# e o número do IMEI aparecerá na tela. Anote e guarde em local seguro.
  • Em caso de roubo, furto ou extravio, informe o IMEI no Boletim de Ocorrência.
  • Não exponha o celular em via pública para não atrair a atenção dos infratores.
  • Não deixe seu celular sobre a mesa em bares e restaurantes.
  • Previna-se ao máximo ao atender seu celular em via pública.
  • Em caso de roubo, não reaja. Guarde o máximo de características do infrator e repasse à Polícia Militar.

Fonte: Agência Contexto