SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito

*Esqueci a senha

Ainda não é cadastrado?
Não perca tempo!

PM orienta lojistas sobre medidas de segurança

03/11/2017

Empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá participaram de palestra sobre a Operação Natal da Polícia Militar. O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho que será realizado pela corporação, que irá atuar em parceria com a Guarda Municipal. Neste ano, a operação deverá ser antecipada para a segunda quinzena de novembro.

Durante a atividade, os policiais apresentaram importantes dicas de segurança [confira as orientações abaixo] que devem ser adotadas no dia a dia pelos empresários do varejo e da área de serviços de Itajubá. A reunião, em 31 de outubro, aconteceu na Sala de Treinamento da entidade.

“Medidas simples, mas constante de segurança, inibe a criminalidade. Ao escolher uma vítima ou um alvo, o criminoso geralmente leva em consideração o esforço que terá para praticar o crime, o risco de ser identificado ou preso e a recompensa que possivelmente seria obtida”, sintetizou o capitão do 56ª Batalhão de Polícia Militar, Diego Marchena Valote, que abriu o encontro. Também participou do encontro o tenente Luciano.

Ele citou ainda a importância da Rede de Comerciantes Protegidos, que agrega empresas de uma mesma rua ou região para ampliar a proteção daquele local. “É fundamental que os comerciantes estabeleçam vizinhança solidária para aumentar a vigilância sobre o estabelecimento”, disse.

Campanha de Natal

A Polícia Militar também apresentou a Campanha de Natal que irá desenvolver no Jardim Canaã. O objetivo é levantar recursos para a compra de brinquedos para 800 crianças. Interessados em contribuir devem procurar o sargento Júnior, da PM.

DICAS DE SEGURANÇA

Organização

• Locais limpos, organizados, com atendentes capacitados e com estratégias de segurança bem definidas, afastam os criminosos.

Vizinhança

• A política da boa vizinhança e a adoção de uma rotina segura, para abrir e fechar a loja, são medidas simples, eficazes e com baixo custo.
  • É fundamental que os comerciantes estabeleçam vizinhança solidária para aumentar a vigilância sobre o estabelecimento (rede de contato por telefone, tecnologias da comunicação, entre outros meios).

Visibilidade

• O criminoso prefere locais com visibilidade obstruída, pois tem a sensação de que ninguém está vendo suas ações.
  • Evite o acúmulo de mercadorias ou de propaganda, muros altos, falta de iluminação, película nos vidros, entre outros.

Prateleiras

• O ideal é adotar prateleiras com altura máxima de 1,2 m, caso não fiquem encostadas na parede.
  • Elas devem ser posicionadas de modo a permitir maior visibilidade do interior da loja, principalmente a partir do caixa ou de outro ponto em que haja funcionário fixo. Em lojas com pequeno espaço físico, esta recomendação é muito importante.
  • Se as prateleiras forem altas ou houver área dentro da loja que possui ponto cego, a indicação é usar espelhos e câmeras de vídeo monitoramento.

Caixa

• Deve ser posicionado em local que permita acompanhar quem entra e sai, bem como visualizar toda a área interna e externa da loja.
  • Jamais deve ficar de costas para a entrada ou saída da loja. As gavetas e caixas registradoras devem ser posicionadas para dificultar o acesso e a visão dos valores existentes.
  • Estruturas de vidro que impossibilitam o acesso direto ao caixa, cercando-o, são interessantes elementos de controle de acesso.
  • Deve-se fazer recolhimento dos valores do caixa sem padronização de horário. O recolhimento do dinheiro deve ocorrer sempre que os valores arrecadados ultrapassarem a quantia indispensável para realizar o troco.

Controle de Acesso

• Controlar as entradas e saídas é fundamental para a segurança do ambiente.
  • O fácil acesso aos valores e bens do comércio e a facilidade de uma possível fuga podem ser fatores determinantes para a ocorrência de crimes.

Fonte: Agência Contexto