Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito


Mérito Lojista 2017


Campanha Xô Dívida


E-mail:
Senha:
*Esqueci a senha

Ainda não é cadastrado?
Não perca tempo!
Cadastrar

Lançamento oficial da INOVAi reúne parceiros na Unifei

12/04/2018

Representantes das instituições que integram o ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de Itajubá participaram, nesta quarta-feira, da apresentação oficial da INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo. O evento foi realizado no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). 

Durante a WE INOVAi Conference, como foi denominado o primeiro evento público da associação, foi apresentado o que é a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo, o seu escopo de atuação, além do lançamento do site institucional da INOVAi para a toda a comunidade Itajubense. 

“Temos uma perspectiva muito boa para a INOVAi porque, pela primeira vez em décadas, conseguimos a adesão e o comprometimento das principais entidades do município. Todas, sem exceção, estão confiantes no sucesso dessa associação”, disse o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riêra. “Planejamos colocar em prática muitas ações que, tenho certeza, irão contribuir para o desenvolvimento de Itajubá, o que trará reflexos positivos para nossa região e para o Estado”, completou. Para ele, o que se desenha com essa união de forças é transformar o Sul de Minas no “Vale do Silício” brasileiro. 

O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida, ressaltou que as instituições fundadoras da INOVAi entenderam que é “um grande negócio e nossa grande vocação” desenvolver Itajubá na sua vertente de ciência, tecnologia e inovação. “Já temos uma base instalada, agentes importantíssimos e entidades que já atuam nessa área e que, de alguma forma, já contribuem para esse desenvolvimento”. 

“Posso garantir que a verdadeira riqueza de uma nação não é a commodity, mas o conhecimento que é gerado. É esse conhecimento que transforma e traz prosperidade para uma cidade, para a nação. Nesse sentido, se na época em que me formei, a grande expectativa do jovem formado era ser empregado numa empresa robusta, hoje, o papel dele é criar empresas inovadores e de grande impacto comercial”, disse. 

Para o diretor da INOVAi, Maurício de Pinho Bitencourt, quando se fala de ecossistema de empreendedorismo e inovação, “precisamos entender os três grandes agentes nesse ecossistema, a chamada Tríplice Hélice”, explicou. “Há a participação dos governos, que são fomentadores, reguladores e promotores; tem a indústria, que é um agente transformador; e há a universidade, um agente gerador e promotor de ciência, tecnologia e inovação”, completou. 

Também estiveram presentes ao lançamento da INOVAi o vice-prefeito Christian Gonçalves; o presidente da FIEMG Regional Sul, André Luiz Martins Gesualdi; o presidente da Assembleia da INOVAI, professor Marcos Aurélio de Souza; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Itajubá (SIMMMEI), Henrique Sérgio de Paula; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Georges Kallás; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot; e a diretora de Empreendedorismo e Inovação da Unifei e conselheira da INOVAi, Juliana Caminha, que apresentou a palestra “Reflexões sobre um Ecossistema Empreendedor”. 

SOBRE A INOVAI

A INOVAi foi criada, em agosto de 2017, por um consenso entre entidades do governo federal, estadual e municipal de Itajubá, bem como pelas associações de classe dos setores da indústria, do comercio e instituições de ensino, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação. 

A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo do município, como o programa de incubação de empresas de base tecnológica e o parque científico tecnológico, para consolidar o município como uma cidade com inteligência tecnológica. 

SÓCIOS FUNDADORES

A associação tem como sócios fundadores a Prefeitura Municipal de Itajubá; a Unifei; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Sedectes); a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (ACIEI); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL); e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI).

Fonte: Agência Contexto


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter