Buscar

Buscar

Brasil alcança marca histórica de mulheres à frente de empreendimentos

[views count="'1" print="1"]

O Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento. Segundo estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no 3º trimestre do ano passado havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o maior contingente de empreendedoras da história. Isso significa que as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país, muito próximo do recorde de 34,8%, verificado no 2º trimestre de 2019.

A participação das mulheres tem crescido principalmente nos setores da economia que mais apresentaram incremento nos últimos tempos: serviços, comércio e indústria. “A pesquisa mostra que as mulheres conseguiram se recuperar da perda registrada no período da pandemia. No setor de Serviços, onde se percebe a maior participação de mulheres (53%), as donas de negócio têm ampla vantagem diante da presença masculina (36%). A mesma liderança se dá, em menor proporção, no Comércio (27% contra 20% de presença masculina) e na Indústria (13% de mulheres contra 6% dos homens)”, avalia o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Minas Gerais apresenta a maior proporção de empregadoras mulheres entre as donas de negócios (18% contra 13% na média nacional). Os estados do Rio de Janeiro e Ceará lideram na proporção de mulheres donas de negócios. São 38% do universo de empreendedores, contra 34,4% da média nacional. O Maranhão tem a maior proporção de conta própria entre as donas de negócios (93% contra 87% na média nacional).

Considerando a distribuição das mulheres donas de negócios nas regiões brasileiras, o Sudeste lidera, com uma participação de 44% de mulheres contra 42% do total de homens. Nos últimos seis anos, houve expansão recorde da proporção de mulheres DN no Sudeste (41% para 44%) e uma queda da proporção de mulheres DN no Nordeste (27% para 24%).

Atividades com predomínio de donas de negócios

  1. Cabeleireiros e tratamento de beleza
  2. Comércio de vestuário (complementos)
  3. Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada
  4. Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria
  5. Confecção sob medida
  6. Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos
  7. Confecção (vestuário)
  8. Outras atividades de serviços pessoais
  9. Outras atividades de ensino
  10. Fabricação de artefatos têxteis

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seja Associado CDL Itajubá

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.