O painel ‘Desenvolva seu Espírito Empreendedor’, realizado na noite de 19 de junho no Palco 2 do HardTech Innovation, contou com a participação do empreendedor serial Conrado Navarro, do empresário José Luiz Fonseca Souza, do professor de Filosofia e servidor público João Vitor Amaral, e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá Alexandre Costa Lopes.
Empreender com o propósito de deixar um legado foi a ideia central desse Painel. Afinal, desenvolver o espírito empreendedor é um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e profissional, impulsionado por paixão, inovação e a vontade de fazer a diferença. Em suma, o Painel buscou oferecer elementos que auxiliem o empreendedor a reconhecer o seu legado, a buscá-lo e atingi-lo.
“O empreendedor tem que se enraizar nos seus objetivos, no sentido de ter um propósito de vida e deixar um legado. Ou seja, ter raízes fortes, capazes de suportar abalos, mantendo a fé e a perseverança nos negócios”, declara Alexandre Lopes.
O tema trouxe mensagens de incentivo, tanto para aqueles que estão iniciando como para os que já se encontram na jornada do empreendedorismo, ressaltando que o bom empreendedor deve cultivar um espírito que tenha como objetivo fim um legado.
Mas afinal, o que seria um legado para o empreendedor?
Conforme explica João Amaral, na Filosofia, os gregos definiram legado como a finalidade do homem, enquanto ser humano, em conquistar a felicidade plena, algo que preenche de fato o espírito humano. Com o advento do Cristianismo, a felicidade plena seria a compreensão de que nós termos, enquanto criaturas, uma finalidade de completar e executar a tarefa do criador, basicamente, o cumprimento de uma vocação para a qual nascemos.
“Então, o legado que o empreendedor tem que deixar é reconhecer muito bem que se a sua vontade partir meramente pelo lucro, isso o levará facilmente ao desânimo, à falta de esperança. Ele deve colocar algo maior, algo com um valor justo que valha a pena realmente buscar. Transmitir e deixar um legado, enquanto pessoa, isso sim irá movê-lo para o sucesso”, aponta o professor, destacando que entra as ferramentas para deixar um legado estão as virtudes cardeais: a prudência, a justiça, a fortaleza, a temperança e a persistência.
Em outras palavras, deixar um legado vai além da criação de um negócio lucrativo. É uma combinação de realizações, tangíveis e intangíveis, que juntas formam um impacto duradouro na sociedade, na economia e no desenvolvimento contínuo da inovação. É a herança de valores, cultura organizacional, práticas empresariais, o conhecimento e as lições que continuarão a influenciar, inspirar e motivar positivamente as gerações futuras.
Fonte: CDL Itajubá