4º B.E.Cmb. inaugura o Programa Forças no Esporte

O 4º Batalhão de Engenharia de Combate “Pontoneiros da Mantiqueira” inaugurou nesta terça-feira (17/10), em Itajubá (MG), o Programa Forças no Esporte (Profesp). A iniciativa do 4º B.E.Cmb. conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, entre outras entidades, tendo como objetivo promover o desenvolvimento integral de adolescentes entre 10 e 14 anos de idade.

O Profesp, por meio da atividade física e a prática de esportes, visa o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Tem como finalidades promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e formação de futuros cidadãos. Em Itajubá, o Programa atende 45 crianças e adolescentes da Escola Estadual Wenceslau Braz, no contraturno escolar (período no qual os estudantes não estão na escola), às terças e quintas-feiras.

Durante a cerimônia, o Comandante do Batalhão, Tenente Coronel Otacílio Lagranha, agradeceu a todos que contribuíram para que fosse realizado esse grande feito para a comunidade Itajubense.

O presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, participou do evento e ressaltou que o Profesp é um eficaz programa preventivo que, ao desenvolver valores sociais, afasta os jovens dos riscos sociais. “Programas dessa natureza afastam os nossos jovens da criminalidade e das drogas. Por meio de práticas esportivas educacionais, o Profesp estimula a autoestima, a disciplina e o comprometimento, aspectos importantes na formação de bons profissionais, aptos ao mercado de trabalho e à cidadania”, declarou ele.

O Programa Forças no Esporte

O Programa Forças no Esporte, em Itajubá, teve início em 2021 com o Coronel Mário Cabral. Em 2022, o projeto foi implementado com a escolha do local e início da reforma do prédio, contando o apoio da sociedade e instituições locais, entre elas a CDL Itajubá e a Prefeitura Municipal, esta última ofertando o transporte, os serviços de profissional de Educação Física e alguns materiais esportivos. A alimentação para os atendidos pelo Programa, será fornecida pela Escola Cívico Militar Wenceslau Braz.

Vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, o Profesp foi implantado em 2003. É um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação.

Fonte: 4º B.E.Com. / CDL Itajubá