O Dia dos Namorados é uma das datas importantes para o comércio brasileiro, a terceira mais movimentada do varejo, perde apenas para o Natal e o Dia das Mães. É uma ótima oportunidade para investir em estratégias de atração e fidelização de clientes, mas vale a pena traçar planos para o ano todo.
Confira cinco dicas do Sebrae para você criar a melhor estratégia de promoção de vendas, elaborar uma campanha apaixonante e lucrar.
1 – Planejamento
Separe os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Assim, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade. Preste atenção ao seu estoque para os produtos não esgotarem antes do Dia dos Namorados. Uma sugestão é fazer um calendário anual para ajudar a se programar com antecedência para as datas especiais. Aproveite também o seu estoque e varie em forma de kits de vendas. Ofereça condições especiais de pagamentos e trocas.
2 – Atenda em todas as plataformas disponíveis
Grande parte das pessoas deixa para resolver o presente de quem ama na última hora. O aumento da demanda já é esperado. Assim, é superimportante se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade em todas as plataformas utilizadas pela empresa. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real.
3 – A integração entre o on-line e o off-line
Estima-se que até 2025 o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, como também representará quase 39% do crescimento total das vendas no varejo. Portanto, é importante perceber como poderá integrar os canais virtuais e físicos a favor dos resultados da sua empresa.
4 – Experiência
Qualifique sua equipe para oferecer mais do que produtos em datas especiais. Faça com que o consumidor viva uma boa experiência para que sinta que fez um bom negócio e tenha vontade de voltar. O vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria oferecida ou que o cliente está pedindo. Procure oferecer embalagens personalizadas. Além de agradar o cliente, a marca será lembrada e possivelmente indicada para outras pessoas.
5 – Aumente o ticket médio
Você pode oferecer mais produtos para compor o presente. É importante evidenciar o custo-benefício dessas aquisições. Ofereça descontos progressivos por volume. Se possível, tenha uma contrapartida como um brinde ou frete grátis em caso de vendas virtuais. Assim, você diminui seu estoque e ainda lucra mais.
Fonte: Sebrae