O varejo é um negócio de detalhes e por isso não existe uma única resposta para a pergunta “como vender mais?” É preciso ter atenção a diversos aspectos, do planejamento à execução, passando pelo controle dos indicadores e pela flexibilidade durante o período promocional. Por isso, teste, aprenda e melhore a cada dia o seu negócio. É isso que fará a diferença na hora de encantar seu cliente.
- Não deixe nada para a última hora
Planejamento é fundamental para ter sucesso em qualquer data promocional do comércio. Você precisará organizar suas ações de marketing, focar na promoção de itens específicos, rever o estoque de cada item, fazer negociações com fornecedores e tudo isso leva tempo. O período de vendas não se concentra na data comemorativa e sim alguns dias antes. Entre os fatores que precisam ser avaliados estão o seu inventário de produtos, o treinamento dos colaboradores, os benefícios oferecidos aos clientes e os prazos de entrega. Avalie tudo com antecedência para diminuir o risco de errar em sua ação de Dia das Crianças.
- Cuide do seu time
As pessoas do seu time é que farão acontecer seu negócio, desde a compra dos produtos até o pós-venda, passando pelo marketing, financeiro, fulfillment e administrativo. Por isso, dê muita atenção à preparação de seus colaboradores. Estabeleça metas claras. Identifique os gargalos e faça treinamentos específicos ou mesmo contratar mais pessoas. Procure criar um ambiente positivo, pois esse é um período intenso e ruídos na comunicação podem prejudicar o ambiente interno no seu negócio.
- Reveja a estrutura tecnológica
Analise os sistemas usados na gestão do negócio. Converse com seus fornecedores de software (ERP, plataforma de vendas online, gateways de pagamento, antifraude, etc.) e entenda se eles contam com alguma estrutura especial para te dar suporte caso haja algum problema nos dias de pico de acesso. Se utiliza plataforma de e-commerce, avalie se ela dará conta da demanda que está sendo projetada.
- Escolha suas batalhas no Dia das Crianças
Brinquedos são os itens mais procurados no Dia das Crianças, mas as certezas acabam por aí. Quais brinquedos? Em que quantidade? Como equilibrar a demanda das lojas físicas e dos canais digitais? A definição do mix para a data é uma decisão estratégica, que pode fazer a diferença entre ter sucesso e perder vendas. Se o produto que os clientes querem não está em estoque, você perde receita. Se você estiver muito estocado em apostas erradas, irá perder muito dinheiro. Diversas outras categorias podem ter sucesso no Dia das Crianças, como games, moda, eletrônicos, livros, informática, artigos esportivos e até mesmo lazer e viagens. A decisão do que escolher ter em estoque e promover é muito mais complexa. Para cada categoria de produtos, analise seu histórico de vendas e o comportamento dos clientes para entender o que vale a pena ter em estoque e o que é secundário. Leve em conta informações de outras fontes, como dados consolidados pela plataforma de e-commerce, e as tendências nas redes sociais e no Google Trends.
- Seja criativo nas promoções
Para se diferenciar, tenha criatividade. Crie promoções a partir dos mais variados objetivos e regras de negócio. Podem ser oferecidos cupons de desconto, promoções cumulativas, ações relâmpago, oferta de brindes e muitas outras possibilidades.
Fonte: Wake