No dinâmico e competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão cada vez mais empenhadas em identificar e reter os melhores talentos. Para isso, a análise comportamental tem se mostrado uma ferramenta crucial, oferecendo insights profundos, sobre os candidatos e colaboradores, que vão além das qualificações técnicas e da experiência profissional.
Para abordar o tema e sua importância para as empresas, em especial dos setores do varejo e serviços, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá conversou com a analista comportamental e empresária, Larissa Gignon, durante a reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (5/6) e, excepcionalmente, conduzida pelo presidente do Conselho Superior, Habib El Mouallem.
Larissa Gignon é analista comportamental, mentora de negócios, diplomada em Comunicação Não Violenta, Constelação Familiar, Business pelo ILAC (Canadá), coaching pelo IBC e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). É diretora de Comunicação da CDL Itajubá e empreende desde 2010 com as empresas Marketplace, A Loba e La Analista Treinamentos e Desenvolvimento.
Larissa explica que a análise comportamental envolve o estudo detalhado de características pessoais, atitudes, valores e padrões de comportamento, permitindo às empresas compreenderem melhor como os indivíduos se comportam em diferentes situações e como eles podem se encaixar na cultura da empresa.
Para a analista, essa abordagem não só melhora o processo de seleção, mas também auxilia na retenção de talentos, ao garantir que os novos contratados estejam alinhados com os objetivos e valores da organização. Outro ponto positivo na utilização de processos de seleção, destacado por ela, é a economicidade.
“Já é comprovado que as empresas contratam pela técnica e demitem pelo comportamento. Quando contratada, a pessoa apresenta um ótimo currículo, mas não se adequa ao time, aos valores da empresa. Os custos que envolvem contratação e demissão são altos, essa troca de funcionários é um enorme peso tributários para as empresas. Um simples teste ou uma adequação nos processos de contratação auxiliam na assertividade da contratação e retenção de talentos”, aponta a analista.
Segundo Larissa, a análise comportamental é um diferencial estratégico para as empresas que buscam contratar e reter os melhores talentos. Ao proporcionar uma compreensão mais profunda das características e comportamentos dos indivíduos, essa abordagem permite decisões de contratação mais informadas e uma melhor gestão de talentos, visando construir equipes mais alinhadas, engajadas, felizes e eficazes.
HÁ VAGAS
Relativo à contratação de profissionais, Vanessa Cortez, gerente interina da CDL Itajubá, destacou o ‘Há Vagas’.
Empresas associadas podem utilizar esse benefício com desconto. Para divulgar a vaga, basta o empresário preencher o formulário disponível no site da CDL, clicando em ‘Soluções’, na aba inicial, e em ‘Cadastro de Vagas’. A vaga é anunciada nas redes sociais da entidade e cadastrada na plataforma do ‘Há Vagas’. A empresa é notificada sempre que há um inscrito, via e-mail, recebendo o currículo do candidato juntamente com seu mapeamento comportamental.
Para candidatos às vagas divulgadas, a CDL Itajubá oferece o Banco de Talentos, que integra a plataforma do ‘Há Vagas’ e onde o interessado pode se cadastrar e se candidatar às vagas disponíveis.
Informações e cadastro de vagas CDL Itajubá pelo fixo/WhatsApp: (35) 3622.3511
Informações: La Analista | Marketplace | [email protected]
Fonte: CDL Itajubá