Buscar

Buscar

AdaptaBrasil: conhecimento é passo inicial para adaptação dos municípios às mudanças do clima

[views count="'1" print="1"]

A plataforma AdaptaBrasil, instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em 2020, visa auxiliar gestores públicos e privados na tomada de decisão sobre planejamento em ações de adaptação à mudança do clima. Atualmente, estão disponíveis dados sobre setores estratégicos como saúde, infraestrutura, segurança energética, segurança alimentar, recursos hídricos e desastres geo-hidrológicos.

AdaptaBrasilMCTI disponibiliza índices e análises de risco climático para todos os municípios brasileiros. O objetivo é apoiar os gestores, sejam públicos ou privados, na tomada de decisão sobre planejamento de ações voltadas à adaptação à mudança do clima, considerando médio e longo prazos. A plataforma também tem sido utilizada para construir as análises de risco dos planos setoriais de adaptação do Plano Clima.

A análise de risco climático e a projeção de impactos são os primeiros passos para o processo de adaptação. Além disso, os especialistas em adaptação apontam que não há ‘receita pronta’. Cada realidade impõe uma necessidade. Nesse sentido, é necessário compreender os fatores de pressão, as ameaças climáticas e as vulnerabilidades de cada local. “A ideia é que o gestor possa olhar os fatores influenciadores, que são os indicadores, e tenha condições de aumentar a resiliência do município às mudanças climáticas ou diminuir as vulnerabilidades”, observa o coordenador científico da plataforma e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Jean Ometto.

A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), planejada para ter uma navegabilidade intuitiva e facilitar a consulta de dados técnico-científicos que anteriormente estavam dispersos em diferentes fontes de dados. Na plataforma, as bases de dados públicas são processadas com a adição das variáveis climáticas.

Para o setor de saúde, por exemplo, estão disponíveis dados sobre impactos envolvendo incidência de malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral. Para este ano, devem ser disponibilizados para consulta novos dados sobre doenças, como dengue, febre amarela e leptospirose.

ITAJUBÁ NA ADAPTABRASIL 

Na plataforma é possível ver dados referentes ao nosso município.

No tópico ‘Recursos Hídricos’, por exemplo, no quesito ‘Ameaça Climática de Seca’, Itajubá está com ‘Índice de Risco de Impacto para Seca’, entre Alto e Muito Alto.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PLATAFORMA

 

CAPACITAÇÃO

Interessados em solicitar cursos sobre a plataforma devem efetuar contato por meio do formulário neste link.

 

Fonte: MCTI

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seja Associado CDL Itajubá

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.