Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos em 2023

O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), exibiu a marca de R$ 1 trilhão no dia 26 de abril /23, ao meio-dia. O montante se refere a impostos, taxas e contribuições que já foram pagos pelos brasileiros desde o início do ano. Também entram na conta multas, juros e correção monetária.

A marca foi alcançada com sete dias de antecedência em relação ao ano passado. Segundo a ACSP, o motivo para a discrepância na celeridade é o aumento dos preços: quanto mais alta a inflação, mais caros ficam os produtos e, consequentemente, maior é a parcela que os governos federal, estadual e municipal arrecadam.

No Dia das Mães, espera-se que a carga embutida nos presentes também pese no bolso. Perfumes (nacionais), por exemplo, podem chegar a ter até 69,13% de tributos embutidos no preço. Já as joias, podem chegar a 50,44%, de acordo com cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

DIA LIVRE DE IMPOSTOS

A CDL Jovem lançou a 17ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), também no dia 26 de abril.

Neste ano, o DLI vai acontecer no dia 25 de maio, em todo o país, com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no Brasil.

Em 2022, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal e a colaboração de mais de 40 mil varejistas que ofereceram produtos com até 70% de desconto. A expectativa para 2023 é que o DLI seja ainda maior e que mais CDLs, em todo país, participem.

Para mais informações, acesse o site do DLI, clicando aqui.

Fonte: FCDL MG