Buscar

Buscar

Candidata Leandra Machado abre as ‘Rodadas de Entrevistas’ da CDL Itajubá

[views count="'1" print="1"]

Eleições 2024

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá iniciou, na noite desta quarta-feira (04/09), as ‘Rodadas de Entrevistas’ com os candidatos à Prefeitura Municipal. A candidata Leandra Machado (NOVO) e sua vice, Marcia Souza (NOVO), foram as primeiras participantes, conforme sorteio prévio de datas.

A ação da entidade visa fomentar o diálogo propositivo com os candidatos, possibilitando que a população, associados e empresários do comércio e serviços conheçam as propostas e os planos de governo de cada candidato. Ao todo, serão quatro Rodadas.

A RODADA DE ENTREVISTA

A primeira Rodada de Entrevistas foi aberta pelo presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes. Em sua fala, agradeceu a presença das candidatas, dos convidados, internautas e ao Curso G9 e equipe, pela cessão do espaço e apoio na realização do evento. Destacou a importância da CDLs no cenário nacional e local, como a maior entidade de representação do varejo no Brasil e na constante atuação para o desenvolvimento econômico e social dos municípios em que estão instaladas.

O conselheiro da entidade, Hilson Haliz Dias Perlingeiro, conduziu a Rodada de Entrevista com Leandra e Márcia. Ao iniciar, as candidatas utilizaram o tempo de cinco (5) minutos para se apresentarem, oportunidade na qual contaram um pouco sobre suas histórias de vida, origens, atuações profissionais, famílias e as motivações que as conduziram à política e à candidatura.


PERGUNTAS E RESPOSTAS – LEANDRA MACHADO E MÁRCIA SOUZA

A CDL Itajubá apresenta as perguntas feitas à candidata Leandra Machado e suas respostas. As perguntas foram elaboradas pela entidade, considerando áreas sensíveis para o desenvolvimento de Itajubá, para o bem-estar social e importantes temas para apoiar e alavancar o setor empresarial local, em especial o comércio e serviços.

 

PERGUNTAS FIXAS

(idênticas para todos os candidatos e encaminhadas previamente)

  1. PARCERIA NA REALIZAÇÃO DO NATAL

Como planeja incentivar e apoiar a realização de eventos natalinos, e qual será o papel da Prefeitura nessas parcerias?

RESPOSTA Leandra Machado: O Natal da CDL já é tradicional, compondo a agenda e o calendário do município. Queremos , não só com esse evento da CDL, mas com outros eventos marcantes, criar uma agenda com definição prévia da demanda das entidades para esses eventos. Já se transformou, inclusive, numa ação turística, com relevância regional, o que implica colocar essa ação também nas discussões da AMASP, para que outras cidades se organizem para estar conosco nesse grande evento, ampliando a movimentação e transformando esse evento numa ação regional. Terá garantido a inclusão na nossa agenda e no nosso calendário, para também disponibilizar recursos e, assim, ser cada vez mais aprimorada.

  1. ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO PARA A CIDADE

Quais estratégias pretende adotar para atrair novos investimentos para Itajubá, especialmente em setores estratégicos como tecnologia, indústria e turismo?

RESPOSTA Leandra Machado: A nossa intenção é, inicialmente, fazer uma revisão da Lei de Benefícios, atualizando e modernizando, deixando-a nos moldes do governo de Minas, para que sejam agradáveis ao interesse dos empreendedores. Isso implica em melhorar a legislação e atender benefícios fiscais. Antigamente, era preconceituoso fazer isso, hoje, é uma obrigação, porque o retorno que as empresas trazem, de emprego e geração de renda, é muito maior que algum benefício público que se possa oferecer. Minas é, hoje, o estado que mais acolhe empreendedores e investimentos. Então, seguindo na mesma linha, nós certamente iremos alcançar uma ampliação do nosso parque industrial, sendo seletivos em tentar criar um pool de metalmecânica, já que somos uma cidade com este perfil. Nos interessa trazer empresas que sejam parceiras e agreguem esse sistema. Além de termos um sistema de tecnologia, nós podemos ter também um sistema da indústria tradicional, mais pautada em metalmecânica, que ainda é uma grande área, com alto valor agregado e oferece emprego. Nossa proposta é nessa linha, colar no governo do estado para que possamos estar juntos no momento que empresas pelo Brasil se interessarem em vir para Minas. Nós vamos ter a possibilidade de trazê-las para Itajubá, porque faremos um protocolo agradável para que estejam conosco aqui. Márcia Souza: Tem também o diálogo com a INOVAI e empresas de tecnologia, e temos a intenção de ampliar esse diálogo.

  1. EDUCAÇÃO TÉCNICA/PROFISSIONAL – MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Como pretende ampliar e melhorar a oferta de educação técnica e profissional em Itajubá, para formar mão de obra qualificada e atender às demandas do mercado local, principalmente comércio e serviço?

RESPOSTA Leandra Machado: É uma área interessante, porque eu lidei com os dois ambientes: educação e empreendedorismo. Quando vereadora, abri mão do meu subsídio e o transformei em bolsas para alunos no SENAI. A estratégia para isso foi perguntar para as empresas quais as demandas da mão de obra. Assim, criamos o curso de Eletricista Predial. Por três anos, fizemos cursos destinados a alunos, jovens aprendizes da AAMAI, e ao final do ciclo tínhamos 120 novos eletricistas prediais qualificados em Itajubá. Quero dizer com isso, que temos que sentar com as empresas, comerciantes e entidades dessas categorias para identificar a real demanda de qualificação, para que os cursos sejam mais personalizados. O mundo hoje, a transformação das demandas é muito rápida. É importante ter o que oferecer, nas parcerias, em função das demandas do mercado. É o mercado que tem que nos sugerir para que possamos organizar as propostas, para que haja afinidade. É um diálogo, uma comunicação permanente, não tem nada já preparado e escrito, pois posso errar. Temos a vontade, o orçamento e vocês para nos guiar. Temos o SENAI, SENAC, SESI e os cursos profissionalizantes. E está faltando aluno. Os cursos estão esvaziados. Esse é outro problema que temos que assumir e tentar destrinchar porquê os alunos não estão indo para a escola, para se formar profissionalmente, e o mercado precisando, o que cabe uma pesquisa. Então não me antecipo dizendo como será, porque o cenário está precisando de olhos mais técnicos, através de pesquisa.

  1. REFORMA DA RUA NOVA E MAJOR BELO

Quais as propostas para a revitalização do centro comercial, como, por exemplo, Rua Nova e Major Belo, e como pretende minimizar os impactos para comerciantes e moradores durante as obras?

RESPOSTA Leandra Machado:  Falta revitalizar a cidade como um todo, porque ela está merecendo uma atenção especial. Limpeza, é básico e está sendo um pedido geral da sociedade. A questão de como revitalizar o centro está na nossa pauta, pois também ouvimos os cidadãos reclamarem bastante, inclusive os comerciantes, de que, com o Parque, houve um deslocamento do movimento e isso repercute nos negócios da Rua Nova e Major Belo. Esse é um tema que também demanda uma análise conjunta de solução. Claro que com a limpeza, organização, melhorar a pavimentação das calçadas com gentileza urbana, rampas de acesso. Eu, como gestora, prefeita, tenho que ouvi-los, pois quem vive lá, no dia a dia, são os comerciantes e os transeuntes. Não tem nada pronto, visto que, por vários anos, vimos várias discussões e até a população já não sabe muito bem como ela quer essa realidade. Então não serei eu, honestamente, a impor um modelo. Nada melhor do que sentarmos e dialogarmos para achar uma solução conjunta, viável e de qualidade. Temos também a possibilidade de parcerias com o setor da tecnologia, para nos transformar num centro tecnológico onde as pessoas tenha internet à disposição e espaços públicos para negócios, transformando o centro em um coworking a céu aberto. São ideias que, em conjunto, nós podemos torná-las reais, incluindo-as no orçamento. É uma prioridade, para que mais recursos venham para Itajubá e evitemos que as pessoas saiam para trabalhar fora daqui.

 

PERGUNTAS SORTEADAS

(sorteio no momento da entrevista, dentre 13 questões elaboradas pela CDL Itajubá)

  1. TRÁFICO DE DROGAS E SEGURANÇA PÚBLICA

Como pretende combater o tráfico de drogas em Itajubá e quais medidas de segurança pública pretende adotar para garantir melhores índices de criminalidade?

RESPOSTA Leandra Machado: Em 2006 lancei um jornalzinho demonstrando que eu já tinha essa preocupação com a segurança pública. Inclusive, para quem é política, eu fiz uma coisa que não é muito bem-recebida, que é pressionar um pouco os jovens. Quando eu fiz um trabalho de fazer um grupo de ação integrada, para monitorarmos a venda de bebidas alcoólicas para os jovens. Isso é a preocupação de cuidarmos da nossa cidade, dando voto ou não. Na época eu fui penalizada por vários jovens, que não votariam em mim e até fizeram o meu ‘enterro’. Mas eu tenho orgulho, porque depois, mais velhos, os rapazes disseram: “eu fiz muito mal de ter feito isso com você, hoje eu tenho filhos e estou preocupado com eles”. Essa é uma historinha que a gente não pode deixar passar. Tráfico de drogas e segurança pública é competência do governo de estado com a polícia militar, mas nós, como itajubenses que somos, claro que todos têm que se preocupar com a sua cidade e com o bem-estar dos seus, nós seremos parceiros nas ações, aparelhando com mais competência, ajudando na parte da tecnologia com câmeras. Vamos ajudar colocando câmeras na cidade para garantir rapidez no atendimento, para prevenir. E a força policial da cidade, pretendemos que ela fique, permanentemente, andando pela rua, dois a dois, para se transformar num sistema de segurança amistoso, amigável, para os comerciantes e cidadãos. A própria estrutura que já existe, pode se adaptar para isso, de maneira a ficar preventiva a segurança. E o tráfico, é fortalecer a Polícia Civil, investigativa. O município pode e deve ser parceiro para transformar nossa cidade, para ser bem-vista por novos empreendimentos.

  1. AEROPORTO

Qual é o seu plano para viabilizar o aeroporto de Itajubá e torná-lo um ponto estratégico para o desenvolvimento econômico da cidade?

RESPOSTA Leandra Machado: O aeroporto também já é um problema histórico na nossa cidade. Tem gente que quer, tem gente que não quer. Mas com o tempo, vai se consolidando a ideia de que nós precisamos ter um aeroporto. O perfil de Itajubá é de receber pessoas importantes com certa frequência. Nós temos os presidentes das empresas, consultores. Então, a ideia é de que nós tenhamos um aeroporto para atender essa demanda executiva, de pequenos aviões, que é o perfil da nossa cidade. Nesse sentido, nós já avançamos. O governo de Minas já injetou muito dinheiro naquela parte, onde já fez o aterramento, já transformou num espaço adequado para o aeroporto. A ANAC também, temos que atualizar, mas ela já autorizou o aeroporto, temos só que reforçar isso pelo tempo que ficou em desuso. Nós temos que retomar esse projeto e garantir que nós vamos avançar em quatro anos. Resgatar o que já foi feito e dar prioridade, sendo muito importante para a nossa cidade. O deslocamento da linha é possível para viabilizar o aeroporto. Então, nós vamos continuar o trabalho sim e nós vamos entregar, como prioridade de demanda do sistema empreendedor. Temos pessoas da área de tecnologia e inovação que precisam ir e voltar no mesmo dia. Isso aumenta o número de investidores na cidade, tendo um aeroporto que permite transitar com mais facilidade. Passou a ser fundamental para a forma como Itajubá está se desenvolvendo, que é no setor de empreendedorismo, de ciência e tecnologia.

  1. COLETA SELETIVA

Quais são as suas propostas para ampliar e melhorar o sistema de coleta seletiva em Itajubá, e como pretende engajar a população nesse processo?

RESPOSTA Leandra Machado: A questão ambiental nos é muito rica. Temos o curso de Engenharia Ambiental. Então, por aí, temos condições de desenvolver um diálogo para sermos assertivos nas ações, para garantir a questão de lixo seletivo, quais as melhores práticas para isso e como desenvolver esse trabalho. Também, como educar a população, que tem um jeito próprio de enxergar isso. A relação com a UNIFEI, com a Engenharia ambiental, com a Engenharia Hídrica, e temos pessoas que podem contribuir muito com a construção de um programa de coleta seletiva personalizada, de acordo com o perfil da nossa cidade. Não dá para copiar e colar modelos, podemos, graças ao complexo educacional que temos, criar o nosso próprio modelo de coleta seletiva, de tratamento dos espaços públicos. Podemos buscar modelos só para completar. Acredito, como educadora que sou, que nós temos que fazer um trabalho grande com as crianças, pois elas hoje estão educando os pais, e incluir isso na rotina escolar dos alunos, fará com que eles nos ajudem a construir um modelo personalizado e próprio da nossa cidade para a coleta seletiva.

Encerrando a entrevista, as candidatas tiveram 15 minutos, compartilhados, para falar sobre o plano de governo e metas no exercício dos cargos. Leandra Machado destacou que serão quatro anos para trabalhar muito na promoção de melhorias, onde o que foi abordado durante a entrevista é prioridade, mas que ações de base são necessárias, como limpeza da cidade e esgoto em áreas ainda não comtempladas, entre outras, sempre com diálogo permanente. A candidata a vice, Márcia Souza, complementou que a missão é fazer o melhor uso dos recursos públicos, também ouvindo as comunidades dos bairros para identificar as necessidades.

 

PRÓXIMA RODADA

Na próxima quarta-feira, dia 11 de setembro, às 19:30, nas dependências do Curso G9, acontecerá a segunda Rodada de Entrevistas, com a participação do candidato Pedro Gama e sua vice, Carol da Inclusão.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

As entrevistas estão sendo transmitidas, ao vivo, pela página CDL Itajubá no Instagram (@cdl_itajuba).

 

Fonte: CDL Itajubá

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seja Associado CDL Itajubá

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.