A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, representada pela diretora de Soluções e Ações Institucionais, gerente interina da entidade, Vanessa Cortez, participou do evento ‘DELEGACIA DE PORTAS ABERTAS’ em comemoração ao AGOSTO LILÁS – Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e violência doméstica – realizado nesta terça-feira (27/08), na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM Itajubá.
“A CDL Itajubá tem como missão incentivar e divulgar ações em prol da comunidade. Nesse escopo, está o de combate à violência contra mulheres, onde a entidade, em apoio às ações da DEAM, promove a informação, conscientização e mobilização de seus associados, lojistas e prestadores de serviços, em torno dos canais de denúncia como formas de prevenção e de apoio às vítimas. Assim, a entidade contribui para a construção de uma sociedade mais justa e sem violência, além de reforçar seu compromisso com os direitos humanos e a igualdade de gênero, fortalecendo a rede de proteção às mulheres”, declara Vanessa Cortez.
Durante o evento, Dra. Karina Tribst, Titular da DEAM, coordenou uma roda de conversa e visita guiada à Delegacia com pessoas e entidades de diversos segmentos ligados ao atendimento de mulheres. O objetivo foi apresentar o trabalho realizado e promover aproximação com esse público específico, como forma de colocar a DEAM à disposição da população e incentivar denúncias de violência contra mulheres.
AGOSTO LILÁS: CAMPANHA PELO FEMINICÍDIO ZERO
No mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, o Ministério da Mulher lançou a campanha ‘Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada’, com a principal mensagem de ao perceber uma situação de violência contra a mulher, enfrentá-la e interrompê-la para que não chegue a um feminicídio, ato de violência extrema baseada em gênero.
A ação integra a mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra mulheres e marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no dia 7 de agosto de 2006 e tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.
‘CHAME A FRIDA’ ITAJUBÁ PELO WHATSAPP (31) 99804-6992
Para auxiliar mulheres vítimas de violência, a Polícia Civil de Minas Gerais lançou a FRIDA, uma atendente virtual batizada com esse nome em homenagem a ativista feminista Frida Kahlo.
A atendente virtual é programada para esclarecer dúvidas sobre a Lei Maria da Penha. A vítima também pode fazer denúncias e agendar dia e horário para requerimento de medidas protetivas. A conversa é feita de forma automática, com mensagens de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, direcionamento e avaliação de risco.
ASSOCIADO, DIVULGUE O ‘CHAME A FRIDA’
Para contribuir com a rede de apoia às mulheres que passam por algum tipo de violência de gênero, a CDL Itajubá disponibiliza um cartaz/panfleto que pode ser baixado e fixado em pontos estratégicos dos estabelecimentos comerciais e de serviços, como banheiros femininos e provadores, por exemplo.
CLIQUE AQUI E BAIXE O MATERIAL
DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER DE ITAJUBÁ
DEAM – Rua Oliveira Marques, 189, Bairro Oriente
CANAIS DE DENÚNCIA:
Disk 180
Disk 181
Em casos de maior gravidade, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: CDL Itajubá