Recentemente, casos de violência em escolas têm preocupado pais, alunos, instituições educacionais e autoridades brasileiras. Soma-se ao fato a fake news sobre possíveis ações violentas, no dia 20 de abril, nas escolas públicas e particulares em todo o País.
Para obter informações de fonte verídica e conhecer as ações realizadas para proporcionar maior segurança à comunidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá convidou para sua reunião de negócios desta semana (19/4) o comandante da Guarda Civil Municipal de Itajubá (GCM), Adílson José Souza e Silva.
“A desinformação e as fake news têm causado medo e insegurança, gerando até pânico na população. Mas é necessário colocar racionalidade aos fatos para lidar claramente com as informações que circulam, especialmente nas redes sociais. O medo e a insegurança são ruins para os negócios e para todos nós, como cidadãos. Por isso, convidamos o comandante Adilson, da Guarda Municipal, para nos munir de informações e para contar o que está sendo feito em Itajubá, pelos órgãos de segurança do município, em especial sobre segurança nas escolas. Também para podermos interagir e contribuir com o trabalho que realizam”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião de negócios da entidade.
Adilson Silva está no comando da GCM há oito anos. Segundo ele, a Guarda Civil está em ronda, zelando intensivamente pela segurança de creches e de escolas municipais, estaduais e particulares, como uma das medidas preventivas para evitar a violência e garantir a segurança de alunos, professores e funcionários.
“Estamos realizando palestras, com a preocupação especial de repassar aos pais a informação de que esse alerta para o dia 20 de abril é fake news. Temos monitorado redes sociais digitais, em conjunto com a Polícia Civil no tocante à ‘Inteligência Cibernética’. Nosso trabalho é preventivo, de forma a antecipar algo para que não venha a ocorrer. Estamos em patrulhamento o tempo todo, monitorando todos os quesitos como veículos e pessoas estranhas, também no intuito de inibir ações oportunistas que possam causar tumulto. São muitas fake news com intuito de causar o caos”, alertou o comandante da GCM.
Devido a situação atual, para o dia 20 de abril, o comandante Adilson informou que haverá policiamento diferenciado, mostrando que a Guarda Civil Municipal está alerta, atenta e presente.
Outro aspecto preventivo considerado importante pelo comandante Adilson, diz respeito a atenção às ações e emoções dos jovens, tanto por parte dos professores com os alunos, como dos pais para com seus filhos. “É necessário ter olhar diferenciado, estar atento com as redes sociais e com as atitudes dos jovens. A prevenção deve ter início dentro dos lares e se estender para as escolas”, apontou ele.
A prevenção também deve ocorrer quanto as notícias divulgadas pelas redes socias digitais, inclusive pelo WhatsApp. Neste sentido, o comandante Adilson orienta para que qualquer informação duvidosa seja checada, antes de que se tome alguma atitude precipitada e que a falsa notícia seja repassada.
A reunião com a GCM expressa às preocupações da comunidade, do comércio e serviços, representados pela CDL Itajubá, em relação à segurança nas escolas, visando que as instituições de ensino continuem a oferecer um ambiente seguro e tranquilo para o aprendizado dos alunos.
Ao encerrar a reunião, diretores e conselheiros fizeram perguntas ao comandante Adilson e parabenizaram pelo trabalho frente a Guarda Civil Municipal de Itajubá. “É fundamental propagarmos notícias que sejam coerentes com a realidade. A CDL sempre se preocupa com a cidade como um todo e a parceria com a Guarda Municipal é fruto do excelente trabalho que a organização realiza para a segurança do município e seus cidadãos”, finalizou Alexandre Lopes.
Fonte: CDL Itajubá