O Comandante do 56° Batalhão da Polícia Militar – BPM (Itajubá – MG), Tenente Coronel Paulo Roberto Ribeiro, convidado para a reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá desta semana (26/7), falou sobre a ocorrência de pequenos furtos em lojas de nossa cidade. O tema tem ganhado destaque, principalmente pela proatividade dos empresários locais, que vêm denunciando as ocorrências em redes de comunicação privadas, permitindo a atuação ágil da Polícia Militar.
“O trabalho que a Polícia Militar realiza em nossa cidade é de grande importância. Recentemente, um policial passou a integrar um grupo de comerciantes no WhatsApp, o que possibilitou a imediata denúncia de um furto e a rápida ação da PM, com a prisão dos contraventores. Esse contato mais próximo e a agilidade na comunicação possibilitam respostas rápidas por parte da PM e contribuem para aumentar a Segurança Pública de nossa cidade. A CDL Itajubá agradece à Polícia Militar pela parceria, estando próxima dos empresários”, expõe o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião de negócios.
Pequenos furtos têm sido um dos focos de atenção em Segurança Pública do 56º BPM. “Nossa maior preocupação atual é com os pequenos furtos. Mesmo os números apresentando redução desses delitos, estamos detectando 62% das ocorrências em pequenos furtos na região atendida pelo nosso Batalhão. Desse montante, 50% ocorre em Itajubá, sendo que a área Central registra 40% dos pequenos furtos em estabelecimentos comerciais, em sua maioria. Bom distinguir que há o furto de objetos de pessoas dentro desses estabelecimentos e o furto de produtos vendidos nesses locais”, informa o Comandante.
Medidas de Autoproteção
Para medidas de autoproteção, Ribeiro aponta que todos os cuidados devem ser tomados pelos empresários.
Câmeras e códigos: Além de câmeras de segurança, o Comandante orienta que os lojistas busquem estabelecer, junto às equipes de trabalho, um sistema de atenção, ou código secreto, para se comunicarem discretamente. Assim que perceber que há alguém ou alguma ação suspeita no estabelecimento, a Polícia Militar (190) deve ser acionada. O empresário também deve registrar a ocorrência e sempre zelar pelo bem-estar de todos no local. O ideal é estabelecer um protocolo com todos os passos que devem ser seguidos pela equipe diante de uma situação suspeita, junto com práticas de segurança para o cotidiano.
Redes de comunicação: Ribeiro destaca que as redes de comunicação têm auxiliado na identificação de pessoas que cometem pequenos furtos. Ao focar em identificar as características físicas e a direção da fuga do criminoso, caso ele escape, o empresário já contribui para a prisão do meliante.
Layout a favor da segurança: O layout da loja pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e impulsionar suas vendas, mas também pode funcionar como um eficiente recurso de segurança, evitando a situação de loja roubada. O caixa, por exemplo, deve ficar posicionado em um local que dê visibilidade para todo o estabelecimento, longe da entrada. O indicado como melhor opção de local é na parede lateral mais próxima da entrada, dando ao operador uma boa visão de todo o espaço, mas sem deixá-lo vulnerável. Livre-se de pontos cegos, use espelhos em locais estratégicos para evitar esses esconderijos. O simples ato de cumprimentar todas as pessoas que entram na loja já ajuda a prevenir roubos, porque inibe pessoas mal-intencionadas ao mostrar que elas foram notadas e estão sendo observadas.
Índice de Segurança Pública
O Batalhão da Polícia Militar de Itajubá ocupa o primeiro lugar no ranking de redução e manutenção das taxas de homicídio e criminalidade violenta. Dados estatísticos também mostram que Minas Gerais é um dos estados mais seguros para se viver e empreender, considerando essas taxas.
Em relação aos homicídios, Ribeiro informou que o 56º BPM, que compreende 15 municípios, tem zero registros dessa natureza, ou seja, a PM está há quase um ano sem nenhum registro de homicídio em Itajubá. Para o Comandante, o fato contribui para elevar o índice de Segurança Pública, dando destaque para Itajubá e cidades vizinhas em pesquisas de mercado e de prospecção de novos empreendimentos, tornando nossa microrregião mais atrativas para a instalação de empresas.
Ao finalizar, Comandante Ribeiro agradeceu a parceria da CDL Itajubá e enfatizou que o 56º BPM está sempre buscando soluções, maneiras e alternativas para criar e fortalecer as redes de proteção. Ainda, que os empresários devem, sempre que necessário, acionar e contar com a Polícia Militar.
Fonte: CDL Itajubá