Para aumentar ainda mais a competitividade de empresas mineiras e estreitar as relações entre universidades e instituições de pesquisa com o setor privado, o Governo do Estado lançou o Compete Minas 2023. Empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) interessados em participar da segunda rodada do programa, poderão submeter projetos até 17 de abril de 2023, través do site da Fapemig.
O Compete Minas é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fapemig, com o apoio da Fiemg, Faemg, Fecomércio, Ocemg e do Sebrae. Uma oportunidade para que empresários e empreendedores possam acessar recursos públicos não reembolsáveis para desenvolverem projetos de inovação e produtos tecnológicos dentro de seus negócios.
O programa impulsiona os setores econômicos do Estado, além de aproximar as instituições de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Dividido em duas chamadas: a chamada 12, Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia (ICT), conta com aporte de mais R$40 milhões para universidades públicas e privadas realizarem projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por ICTMG, em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras.
A chamada 13, intitulada Empresas, disponibiliza também mais de R$40 milhões nesta segunda rodada. É indicada para empresas, startups e cooperativas mineiras que tenham condições de desenvolverem produtos e/ou processos inovadores e tecnológicos, novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional, e gerir os recursos angariados de forma independente, sem a parceria de uma ICTMG.
Compete Minas em Itajubá
O programa Compete Minas foi apresentado em Itajubá no dia 16 de março, no campus da Unifei, pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo, e o superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava.
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá é uma das fundadoras da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai). Segundo seu presidente, Alexandre Costa Lopes, a entidade estimula ações e iniciativas em inovação e tecnologia, visualizando, nesses segmentos produtivos, desenvolvimento para a cidade, o varejo e serviços.
Seguindo o vetor do desenvolvimento, a CDL Itajubá estará representada no ‘SMARTCITY Expo Curitiba’, compondo a comitiva itajubense no evento que acontece de 22 a 24 de março, reunindo especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.
Fonte: CDL Itajubá