O presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS), Bernardo Vasconcelos de Carvalho, participou da reunião semanal da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, realizada dia 16 de outubro, para falar sobre a instituição, que é uma das mais antigas fundações ligadas a uma universidade no Brasil.
Alexandre Costa Lopes, presidente da CDL Itajubá, deu boas-vindas ao convidado e ressaltou a importância da entidade, associados e empresários do comércio e serviços, em estreitar laços e melhor conhecer a Fundação e sua atuação institucional e de negócios.
HISTÓRIA
Fundada em 1960, por iniciativa de diplomados da atual Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a FTS tem entre seus objetivos o de cultuar a memória de Theodomiro Carneiro Santiago, fundador do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), assim como a de outras pessoas que tenham prestado serviços considerados relevantes aos Institutos, à Escola ou à Universidade.
“A FTS tem relevante papel na história de Itajubá e da UNIFEI. Nesse sentido, ela perpetua o nome de Theodomiro Carneiro Santiago, fundador da Universidade, em 1913, bem como de outras personalidades. A Fundação cumpre esse papel muito bem, tendo editado mais de 30 livros históricos sobre vários temas e personalidades. Além de agraciar, com a Medalha do Mérito Theodomiro Santiago (MMTS), profissionais e cidadãos que prestam relevantes serviços à engenharia nacional ou que, reconhecidamente, se tornaram merecedores de homenagem da UNIFEI ou da Fundação”, conta o presidente da FTS.
BENEFICÊNCIA
Outra vertente de atuação da FTS é o apoio aos estudantes da UNIFEI, em especial aos alunos carentes, por meio de auxílio financeiro para alimentação, saúde, habitação e despesas de manutenção. “Alunos de baixa renda muitas vezes abandonam os estudos por falta de condições mínimas de subsistência, para morar, viver em Itajubá. Para isso, a FTS concede bolsas, há décadas, para diminuir a evasão e oferecer melhores condições de vida para esses alunos”, declara Bernardo Carvalho.
PESQUISA
A FTS também apoia e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNIFEI, ou de seu interesse, através do gerenciamento de projetos. A fundação pode prestar serviços, remunerados ou gratuitos, de qualquer natureza, em áreas de sua atuação. Conforme Bernardo Carvalho, atualmente o foco da FTS está voltado para pesquisa. “A Fundação é uma instituição de ciência e tecnologia. Ela pode fazer pesquisa, e faz isso muito bem, tanto para a UNIFEI como para outros entes públicos e privados, sendo uma área que gera recurso para que a FTS possa investir em seus outros objetivos”, aponta o presidente.
CONTATO FTS: E-mail: [email protected] Telefone: 35 98863.6206
A CDL Itajubá parabeniza o presidente da FTS, que ocupa o cargo há apenas três meses, pelas iniciativas de reestruturação do enfoque de atuação da Fundação, vez que, gerando renda aos profissionais do município que atuam em pesquisas e outras atividades, essa renda gira o comércio e serviços da cidade.
Fonte: CDL Itajubá