Conheça a primeira Equipe de Futsal Down de Itajubá e do Sul de Minas

A primeira Equipe de Base Feminina e Masculina de Futsal Down de Itajubá e do Sul de Minas Gerais foi criada em 2021, por iniciativa de Eduardo Sato, que vendo a paixão do filho Rafael – com a síndrome de Down, Trissomia 21 ou T21 – pelo futebol, tomou as iniciativas para que o projeto se tornasse realidade.

Para divulgar a T21 Arena Park – Futsal Down e convidar a todos para a II Semana Municipal de Conscientização Sobre a Pessoa com a T21 – Itajubá 2024, o idealizador e coordenador do projeto esportivo, Eduardo Sato, participou da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, realizada nesta quarta-feira (21/2).

Ao abrir a reunião, o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, destacou a relevância do projeto esportivo e da realização da Semana de Conscientização para a inclusão das pessoas com T21 na comunidade. “Eduardo Sato realiza um trabalho diferenciado em nossa cidade, que traz benefícios para as pessoas com T21, às famílias e toda a sociedade. É uma semente plantada por ele e que colherá muitos frutos. Conte com a parceria da CDL Itajubá”, destacou Alexandre Lopes.

T21 ARENA PARK – FUTSAL DOWN

É o primeiro time de Futsal Down de Itajubá e Sul de Minas. Após sua criação, mais 4 equipes foram constituídas em cidades da região.  No Brasil, o Futsal Down teve início em 2023 com o time da Associação Paradesportiva Jr. A Seleção Brasileira de Futsal Down foi criada em 2011 e é a atual bicampeã mundial da modalidade.

Ao contar sobre a história da Equipe, Eduardo Sato relatou sua própria história e de sua família, em especial com o nascimento de Rafael, atualmente com 12 anos de idade. “A primeira coisa que veio em minha cabeça foi que meu filho seria alguém totalmente dependente e que não seria um jogador de futebol. Hoje, ele joga futebol e desenvolve habilidades. Fui buscar conhecimentos sobre o Futsal Down, conversei com o técnico da Seleção Brasileira, que veio abrilhantar o lançamento do projeto em novembro de 2021. Fomos plantando sementinhas. Começamos com quatro alunos e hoje temos 21”, relatou Sato.

Segundo o idealizador e coordenador do projeto, o objetivo de implantar a modalidade, não é só realizar o sonho de seu filho, mas dar oportunidades para as pessoas com a T21. Além disso, destacou como benefícios da pratica desportiva a promoção da saúde física, da disciplina e autonomia, da integração social, do trabalho em equipe e da autoestima estimulada pelo sentimento de pertencimento.

A T21 Arena Park conta com o apoio e parceria de empresas e organizações públicas e privadas.

Informações sobre a T21 Arena Park:

Eduardo Sato (35) 98843.2562

A II SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PESSOA COM A T21 ACONTECERÁ DOS DIAS 20 A 24 DE MARÇO DE 2024, EM ITAJUBÁ.

Este ano, a temática principal será a alfabetização de pessoas com T21.

A Semana Municipal é realizada pela T21 Arena Park Futsal Down de Itajubá com os objetivos de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, promover oportunidades e a inclusão das pessoas com T21 na sociedade, além de dar visibilidade à causa, romper estereótipos e informar sobre a síndrome de Down e o respeito às diversidades.

O evento celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), também nomeada por Trissomia 21 ou T21, referente a uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais, no par 21. E em Itajubá, através da PL 4653/2022, de autoria do Vereador Rafael Rodrigues, foi instituído no Calendário Oficial do Município, a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Pessoa com a T21.

Programação:

•  20/03 – quarta-feira

Visitas às escolas municipais, entrega de cartilha informativa sobre a T21

• 21/03 – quinta-feira – 19h30

Palestra ‘T21 – Paradigmas, preconceitos e sonhos’, com Eduardo Sato

Divulgação Concurso de Redação – Tema: ‘T21 – A Jornada Contra o Preconceito’

Teatro Municipal / Entrada: 1 litro de leite ou 1 quilo de alimento não-perecível

• 22/03 – sexta-feira – 19h30

Palestra ‘Alfabetização adaptada como instrumento de transformação’, com Cláudia Rêgo do Curso AFA – Ambiente Familiar Alfabetizador

• 23/03 – sábado – 10h

Futsal Down Itajubá – T21 Arena Park X Pouso Alegre Futsal Down

Ginásio Tigrão

• 24/03 – domingo

Missa da Inclusão – Santuário Nossa Senhora da Agonia

A Semana Municipal recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Itajubá, Academia Itajubense de Letras, OS Soluções, Hotel Amantykir e Restaurante Sem Nome.

A CDL Itajubá tem a satisfação de apoiar e incentivar projetos e ações de inclusão e conscientização e convida os empresários de Itajubá e região a serem parceiros de iniciativas promotoras o bem-estar social.