Dados cadastrais de 46 mil chaves PIX foram vazados

Nesta segunda-feira (18/03), o Banco Central (BC) divulgou que dados cadastrais de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram dados cadastrais vazados. Dados protegidos por sigilo, como saldos e senha, não foram atingidos.

Vale destacar que esse é o sexto vazamento de dados desde que o Pix foi lançado, em 2020.

De acordo com informações da autarquia, o vazamento aconteceu devido a falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A exposição ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro e não causam nenhum impacto nos dados protegidos pelo sigilo bancário, tais como saldos, senhas e extratos.

Conforme informou o BC, todas as pessoas que tiveram suas informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Phi Pagamento ou do Internet Banking da instituição, sendo estes os únicos meios de aviso para exposição das chaves Pix.

Assim, qualquer outra comunicação sobre o vazamento por meio de chamadas telefônicas, SMS, avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail devem ser desconsiderados pelos clientes.

Com base nisso, deve-se ainda mencionar que a exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante um certo período e podem ter sido capturadas.

Diante desse caso, a autarquia informou que haverá uma investigação e que sanções poderão ser aplicadas.

Fonte: Contábeis