Dia das Mães e o funcionamento do comércio

O Dia das Mães traz expectativa positiva para o comércio. Para atender à demanda e facilitar as compras da segunda data mais importante para o comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá sugere aos comerciantes o funcionamento especial, com horário estendido de atendimento.

A sugestão da CDL Itajubá é *facultativa*, podendo o comerciante:

• Estender o horário de funcionamento nos dias 12 (sexta-feira) e 13 (sábado) de maio.

O horário estendido permite melhor atender aos clientes, considerando principalmente aqueles consumidores que irão sair para compras próximo à data e fora do horário de trabalho. Pesquisa da FCDL revela que, este ano, 11% dos consumidores comprarão apenas na véspera do Dia das Mães.

Para que o atendimento estendido tenha eficácia é fundamental que cada empresa divulgue seus horários especiais de funcionamento de Dia das Mães, para clientes e consumidores em geral.

Recomenda-se às empresas entrarem em contato com seus contadores e advogados para verificar a utilização de banco de horas, pagamento e compensação de horas extras decorrentes do trabalho no horário especial.

FUNCIONAMENTO NO DOMINGO – 14 DE MAIO

Para funcionar no dia 14 de maio, o estabelecimento comercial não poderá contar com o trabalho de seus funcionários, em atendimento a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023 do comércio de Itajubá.

Conforme estabelece a CCT 2023, na Cláusula 25ª, não será permitido o trabalho no comércio no dia 14 de maio, domingo, com exceção para os estabelecimentos comerciais de gênero alimentício.