Em homenagem ao Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, participou do ‘Conexão Itajubá’, programa da Rádio Panorama dirigido pelo jornalista Octávio Scofano, falando sobre os desafios e a importância da profissão de comerciante, uma das mais antigas do mundo.
O presidente da CDL Itajubá destaca o fato de o comerciante estar sempre atento às informações sobre as economias mundial, brasileira, estadual e local, buscando desenvolver habilidades para projetar cenários futuros com base em fatos atuais.
“Todo comerciante tem que entender de economia. Não só buscar conteúdo nos veículos de notícias, mas também no meio acadêmico, para entender mais sobre o cenário econômico atual. Assim, vislumbrar possibilidades futuras para poder se organizar melhor na condução dos negócios de forma preventiva”, afirma Alexandre Lopes.
QUAIS OS DESAFIOS ATUAIS PARA O COMERCIANTE?
O presidente da CDL Itajubá destaca como principais desafios referentes ao dia a dia dos comerciantes atualmente:
Impostos:
Um dos desafios é quanto a alta carga tributária imposta ao setor varejista. “O comerciante ainda tem um ‘sócio oculto’: o Estado brasileiro, que por meio de impostos consome praticamente metade do faturamento das empresas. Importante lembrar que para distribuir renda tem que se gerar a renda”, aponta Alexandre.
Crediário:
Segundo Alexandre Lopes, o nível de endividamento da população vem crescendo. De 10 pessoas, 4 estão endividadas (40%). No Brasil, são mais de 67 milhões de pessoas com o nome no SCPC ou em outros bancos de dados de instituições de proteção ao crédito.
“É um número alarmante. O comerciante deve se preocupar com os critérios para abrir o crediário, com análise precisa para estabelecer um valor limite de crédito. Também ficar atento aos vencimentos dos boletos, criando mecanismos de lembrete para os clientes, antes e para o dia de vencimento. Caso o cliente não efetue o pagamento, entrar em negociação para tentar receber a dívida”, orienta.
Estoque:
Conforme Alexandre Lopes, este é outro ponto que o comerciante deve ficar atento.
“Deve planejar muito bem as compras, para não exceder nem deixar faltar produtos. Se, eventualmente, algum produto sobrar, fazer promoções para girar o estoque”, aconselha.
Mão de Obra:
Para o presidente da CDL Itajubá, mão de obra capacitada para o comércio é um dos grandes desafios atuais.
“Apesar do cenário de inflação e juros altos, vemos que o nível de desemprego está mais baixo que anteriormente, fato que dificulta encontrar mão de obra. A concorrência entre as empresas, no sentido de uma tirar o funcionário da outra, é prejudicial, pois a empresa investiu na formação dessa mão de obra. Assim, o comerciante além de fazer uma boa contratação e investir na formação, deve criar mecanismos de retenção dessa mão de obra capacitada, como plano de cargos e salários, bonificação, premiação, incentivos e benefícios, por exemplo”, aponta.
COMO A CDL ITAJUBÁ PODE AUXILIAR O COMERCIANTE?
A CDL oferece cursos e palestras, em parceria com o Sebrae e demais entidades de capacitação para o varejo e serviços, informa Alexandre Lopes, complementando que a entidade oferece diversas soluções e produtos aos empresários, como:
- Plano de Saúde Unimed
- Convênios – médico, odontológico, seguros empresariais e particulares, capacitação profissional, entre outros;
- Certificado Digital – identidade digital para empresários e pessoas físicas;
- CDL Energia – redução de custos na conta mensal de energia elétrica;
- Crédito Bancário – soluções de financiamento e crédito;
- Marcas e Patente – registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
- Recuperação de Crédito – assessoria na cobrança de dívidas, judicial ou extrajudicial;
- Análise de Crédito SCPC – informações detalhadas sobre o histórico financeiro de clientes;
- Há Vagas – oferece às empresas associadas a divulgação de vagas, recrutamento e pré-seleção de candidatos. Para as pessoas que buscam emprego no varejo e serviços, a entidade disponibiliza uma plataforma para cadastro e envio de currículo.
INFORMAÇÕES: (35) 98857-4282 (WhatsApp) | (35) 3622.3511 (fixo e WhatsApp)
Fonte CDL Itajubá