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‘Divertida Mente’: como as emoções se relacionam no processo de vendas

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A sequência da famosa animação “Divertida Mente”, da Disney/Pixar, aborda as emoções de ansiedade, tédio, inveja e vergonha, oferecendo uma visão lúdica sobre como esses sentimentos impactam nossas vidas. Além do valor educativo e cultural, a história oferece boas percepções para estratégias de vendas no varejo.

Os empreendedores devem aprender a lidar com a diversidade de clientes e com as variações nas temporadas de vendas. Compreender como as emoções influenciam o comportamento do consumidor permite desenvolver estratégias comerciais mais eficazes e empáticas, melhorando a experiência de compra e fortalecendo o relacionamento com a marca.

Confira como podemos relacionar o consumidor e a empresa com as novas emoções de “Divertida Mente 2”.

ANSIEDADE

Pode ser um impulso para a ação. No contexto das vendas, a ansiedade pode ser um fator decisivo que impulsiona os consumidores a tomar decisões rápidas. Por exemplo, promoções por tempo limitado ou ofertas exclusivas podem gerar um senso de urgência, motivando os consumidores a agir rapidamente para não perder a oportunidade. Pesquisas da Harvard Business School revelam que 95% do processo de decisão de compra ocorre de maneira subconsciente. Assim, aspectos emocionais exercem um impacto significativamente maior do que argumentos lógicos e racionais neste nível de consciência.

TÉDIO

Tende a fortalecer a curiosidade e a novidade. No varejo, o tédio pode ser um poderoso motivador de compras frequentes e impulsivas. Quando os consumidores estão entediados, eles tendem a procurar novidades e experiências que os tirem da monotonia. Por isso, é importante manter o inventário atualizado com novos produtos regularmente para atrair consumidores que buscam essas novidades, ou a experiência, como demonstrações de produtos, realidade aumentada ou eventos especiais em loja.

INVEJA

Motiva tirar do papel os desejos e as aspirações. De forma positiva, pode ser um motivador poderoso no comportamento do consumidor. Ver outras pessoas com produtos desejáveis pode criar um desejo de possuir itens semelhantes, influenciando decisões de compra. No estudo “The 2024 Influencer Marketing Report”, quase metade dos consumidores (49%) faz compras motivados por influenciadores – marketing de influência.

VERGONHA

Pode superar barreiras emocionais. No contexto das vendas, a vergonha pode ser uma barreira significativa, especialmente para produtos que envolvem aspectos pessoais ou sensíveis. Superar essa barreira pode aumentar a confiança dos consumidores e facilitar a decisão de compra. Na pesquisa da MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-los e 39% acredita que falta diversidade de pessoas nos anúncios, de forma geral. É importante o treinamento da equipe, com intuito de oferecer um atendimento discreto e compreensivo, especialmente em categorias de produtos sensíveis.

 

 

Fonte: Varejo S.A.

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