Os conselheiros que comporão o mandato 2024-2027 do Conselho Tutelar de Itajubá foram eleitos no dia 1º de outubro, em eleição popular ocorrida das 8h às 17h, na Escola Municipal Teodomiro Santiago, no bairro Porto Velho. O pleito ocorreu em âmbito nacional.
Coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajubá (CMDCAI), presidido por Hamilton Carlos Machado Filho, que também é conselheiro da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, a eleição em nossa cidade contou com considerável participação da população, obtendo mais de 1.596 pessoas votantes, que exerceram seus direitos.
Foram eleitos 5 conselheiros titulares e 4 suplentes. A publicação referente ao resultado oficial da eleição dos membros do Conselho Tutelar de Itajubá se dá através da Resolução nº 15, de 3 de outubro de 2023, do CMDCAI.
Atribuição do Conselheiro
O Conselheiro tem como principal função a proteção e garantia dos menores, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente – Lei do ECA (nº8.069). O ECA é lei a mais importante, no que diz respeito a proteção da infância, é considerado um marco e tem como base a doutrina de proteção integral, intensificando a ideia de prioridade absoluta da Constituição.
Classificação – Candidatos – Votos – Situação
1º) Marcel Dias Ribeiro – 310 votos – Eleito Titular
2º) Ana Lúcia da Silva – 286 votos – Eleito Titular
3º) Juliana da Silva Gomes Pereira – 253 votos – Eleito Titular
4º) Karoline Evelyn de Souza Emídio – 205 votos – Eleito Titular
5º) Aline Rafaela Pires da Silva – 181 votos – Eleito Titular
6º) Daniele Araújo Cardoso – 172 votos – Suplente
7º) Carlos Roberto Batista “Pelé” – 97 votos – Suplente
8º) Aline de Castro Andrade – 65 votos – Suplente
9º) Professor Michel Moreira Elias – 19 votos – Suplente
Fonte: PMI / CDL Itajubá