Recente estudo realizado pelo Sebrae analisou a realidade de microempreendedores individuais (MEIs) de micro e pequenas empresas (MPEs) em 14 estados brasileiros, revelando insights cruciais sobre o impacto financeiro e estratégico da energia nos negócios. Contrariando a percepção comum, muitos empresários só consideram os custos energéticos quando recebem suas faturas, apesar desses gastos representarem até 10% do faturamento das empresas.
O levantamento, parte da iniciativa Jornada Custo, Consumo & Geração, identificou que a falta de conhecimento e confiança em novas tecnologias (31%) e o alto custo inicial (28%) são as principais barreiras para investimentos em gestão energética. Em média, 55% dos pequenos negócios gastam até R$ 500 mensais com energia elétrica.
A ênfase está na importância da gestão eficiente da energia para a redução de custos operacionais, aumento da lucratividade e a melhora da competitividade através da oferta de preços mais competitivos. A gestão energética beneficia financeiramente as empresas e promove a sustentabilidade ao reduzir emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às práticas de responsabilidade ambiental. Isso melhora a reputação das empresas e as posiciona como agentes de mudança ambiental positiva.
O Sebrae recomenda cinco práticas simples para otimização energética:
- Eficiência Energética: substituir lâmpadas convencionais por LED e invista em equipamentos eficientes;
- Treinamento e Conscientização: capacitar a equipe para práticas de economia de energia;
- Automação e Sensores: utilizar tecnologias como sensores de iluminação para controle automatizado;
- Investimento em Energias Renováveis: avaliar a viabilidade de adotar fontes de energia sustentáveis;
- Manutenção Regular: manter equipamentos e instalações em perfeitas condições para evitar desperdícios.
REDUZA CUSTO NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA COM A CDL ENERGIA
CDL Energia é uma solução oferecida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá para seus associados que procuram redução de custos na conta mensal de energia elétrica, com desconto no valor do kWh, sem qualquer custo de adesão ou cláusula de fidelização.
Por meio da parceria CDL Itajubá com a Mohallem Energia, empresa geradora de energia hidroelétrica do grupo Mohallem Engenharia, é possível oferecer desconto mais vantajoso aos associados da entidade.
Solicite uma análise de adesão enviando a última conta da Cemig para saber quanto a sua empresa pode economizar. Entre em contato com a CDL Itajubá para saber mais: (fixo e WhatsApp) (35) 3622.3511
Fonte Contábeis | CDL Itajubá