“Anexo o meu currículo”. É assim que começa um e-mail malicioso que vem sendo disparado por cibercriminoso, um arquivo malicioso identificado como um trojan, ou ‘Cavalo de Tróia’, um malware (software malicioso) muito utilizado em ataques, invasões e roubos de dados.
O trojan é usado, inclusive, como porta de entrada para outras ameaças mais perigosas e avançadas, como ransomware (uma das maiores ameaças do mundo virtual e da segurança de e-mail). Imagine o dano que um e-mail aparentemente simples, com um curriculum vitae anexado, pode causar a uma empresa.
Os arquivos pdf não são completamente seguros e confiáveis. Eles também podem ser perigosos. Mas, em uma primeira leitura do e-mail, se for um arquivo iso, já indica algo estranho, fora do comum. Ou seja, algo muito suspeito que requer atenção.
Além disso, outro fator que causa estranheza é o domínio do invasor. O remetente da mensagem usa um nome comum com extensão totalmente desconexa para aplicar golpes e propagar malware, como joao.luiz@sfhgr.escolajose.com ou leda.januario@u1nar.smithersbatataria.com ou outro qualquer que caracterize um golpe de spoofing, quer dizer, falsificação de informações, identidades ou origens de dados para enganar sistemas e obter acesso indevido.
FIQUE ATENTO
Se receber e-mail desse gênero, com envio de currículo anexo, seja na sua caixa postal eletrônica ou na lixeira, não abra o anexo em hipótese alguma e apague-o imediatamente.
Fonte: CDL Itajubá | Gatefy