A ‘Semana Municipal Lixo Zero’ integrará o Calendário Oficial de Eventos e Festas de Itajubá e será comemorada anualmente, na última semana do mês de outubro.
Para conhecer o Projeto de Lei (PL) Nº 4710/2023, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá convidou os vereadores Marcelo Krauss Rezende e Silvio César Vieira, proponentes do PL, para a reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (31/05).
O presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, reafirmou o apoio da entidade às iniciativas dedicadas às questões ambientais, ao abrir a reunião. “A CDL Itajubá sempre busca se envolver nos assuntos e ações referentes ao meio ambiente. A entidade compõe o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), apoiando e incentivando iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável. A ‘Semana Lixo Zero’ é uma semente plantada agora e que trará muitos bons frutos para a cidade”, declarou ele.
A proposta de criar e instituir a ‘Semana Lixo Zero’ vem ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/10), tendo como finalidade melhorar a destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por meio da gestão inteligente do lixo gerado por todos.
Também visa fomentar a economia solidária e a inclusão social, incentivar o consumo consciente e promover a conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), Organizações Não Governamentais (ONG’s), iniciativa privada e população em geral.
De acordo com Marcelo Krauss, ações que criam e melhoram a infraestrutura local, propiciam a vinda de investimentos para a cidade. “Os empreendimentos querem se instalar em localidades que ofereçam infraestrutura em segurança, educação e, com certeza, essa questão do meio ambiente também é um fator decisivo. A intensão desse Projeto de Lei, de criar essa ‘Semana do Lixo Zero’, é justamente trazer o tema para a cidade, escolas e instituições para pensarmos mais em soluções”, comentou o vereador.
Para Silvio Vieira, defensor da causa animal, a evolução de uma cidade está ligada também às temáticas ambiental e da vida animal. “O município já evoluiu muito, mas ainda há questões de conscientização quanto ao o que se jogar fora e como destinar o lixo. A gente tem um projeto para que a Prefeitura doe alguns locais para criar pontos de coleta seletiva. A ‘Semana Lixo Zero’ vem instituir um processo mais permanente de conscientização e educação ambiental”, expressou o vereador.
Durante a reunião, os vereadores falaram sobre o aterro sanitário, o consórcio dos 13 municípios para a destinação do lixo, coleta seletiva, entre outros temas ligados à gestão de resíduos. Também responderam perguntas dos diretores e conselheiros da CDL Itajubá, que agradeceram as presenças dos vereadores e parabenizaram pela iniciativa de criar a ‘Semana Lixo Zero’.
Fonte: CDL Itajubá