Buscar

Buscar

LGPD: pesquisa da FCDL MG analisa visão dos mineiros sobre a Lei de Proteção de Dados

[views count="'1" print="1"]

Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi implementada para trazer mais segurança jurídica ao tratamento dos dados pessoais, uma medida importante para minimizar os desafios impostos pela era digital. Mas os mineiros estão se preocupando com a proteção de seus dados? Esse foi o mote para uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL MG) para saber a opinião dos consumidores de todo o estado a esse respeito.

Segundo o levantamento, 98% dos entrevistados afirmaram se preocupar com seus dados pessoais. Com relação à LGPD, 54,2% dos mineiros consideram que a Lei tem feito a diferença, enquanto 45,8% acreditam que ainda não houve mudanças nesse sentido. Ainda de acordo com a pesquisa, 72,9% dos consumidores afirmaram não se sentirem seguros em disponibilizar seus dados no momento de efetuarem uma compra, enquanto apenas 27,1% disseram não se importarem.

“É importante que os estabelecimentos comerciais e empresas, de modo geral, avaliem e revisem os procedimentos relacionados à LGPD, implementando treinamentos de forma contínua à equipe, e reforçando as medidas técnicas e de segurança dos dados sensíveis dos clientes. Isso impacta positivamente na avaliação dos consumidores e poupa os empresários de sanções e multas por descumprimento”, avalia a assessora jurídica da FCDL-MG, Sara Sato.

O vazamento de dados, inclusive, implicaria em medidas judiciais, para 60,6% dos entrevistados. Outros 31,8% disseram que iriam primeiro à loja verificar o que aconteceu e 7,6% reclamariam nas redes sociais.

“Os lojistas e empresários têm que ficar atentos. A não implementação das medidas exigidas pela LGPD poderá levar a uma crise reputacional da empresa, na medida em que a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais) poderá determinar a publicização da infração cometida pelo estabelecimento, afetando sua credibilidade no mercado”, ressalta a advogada da FCDL-MG.

O levantamento mostra ainda que 50,8% não dão consentimento na utilização de seus dados. Outros 39% afirmaram não se importar e 10,2% responderam que concedem automaticamente. Sobre medidas de segurança ou avaliação antes de compartilhar informações, 84,7% têm esse costume e 15,3% não.

“Como a maioria dos consumidores realizam compras nos mais variados estabelecimentos, físicos e virtuais, observamos que existe uma grande preocupação a respeito da destinação que se dá aos dados. Com relação ao consentimento, o desconhecimento do tratamento dos dados ou a possibilidade de uma invasão de privacidade foram os pontos mais citados como justificativa para não liberar sua utilização”, explica o analista de inteligência de mercado da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

A pesquisa apontou que 88,1% dos mineiros se sentem mais seguros em compartilhar dados nas lojas físicas, enquanto 11,9% confiam mais nas lojas virtuais. “O contato e a presença proporcionados pelo atendimento das lojas físicas dão uma sensação maior de confiança ao consumidor. No meio digital, além da distância, há o receio de que os dados possam ser interceptados por um hacker, por exemplo”, analisa Vinícius Carlos.

 

Fonte: FCDL MG

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Seja Associado CDL Itajubá

Preencha o formulário abaixo para receber nossa proposta de filiação.
Em caso de dúvidas, contate (35) 3622-3511 (Fixo / Whatsapp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Solicite a 2ª Via de Boleto

Preencha o formulário corretamente e aguarde que encaminharemos a 2ª via de seu boleto.

Cadastro de Vagas

Cadastre as vagas de sua empresa.

Receba o Boletim Bom Negócio

Fique informado sobre as soluções CDL Itajubá para o seu negócio e atualizado com as principais notícias para o varejo e serviços. O Boletim Bom Negócio será enviado semanalmente para o seu e-mail.