Com o objetivo de anunciar e convidar associados, diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá e a comunidade empresarial para a Novena e Festa em Honra à Nossa Senhora da Agonia, de 16 a 25 de agosto de 2024, o padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Agonia, participou, nesta quarta-feira (7/08), da reunião de negócios da entidade.
O presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, abriu a reunião destacando a importância dos empresários em nutrir a fé e salientou o trabalho espiritual promovido pela igreja Católica, apoiando e orientando empreendedores e fiéis. Também falou da importância do turismo e de eventos religiosos para o desenvolvimento socioeconômico local, gerando empregos e movimentando comércio e serviços.
“Agradecemos o trabalho que o Santuário da Agonia, na pessoa do padre Rodrigo, realiza em nossa cidade. Destinado aos empresários, temos a ‘Pastoral do Empreendedor’, idealizada para acolher e cuidar espiritualmente de empreendedores iniciantes e daqueles que já estão na jornada dos negócios. Termos o Santuário da Agonia nos engrandece, alimenta a fé, estimula o turismo, o comércio e serviços, e traz impactos positivos para nossa cidade”, declara Alexandre Lopes.
NOVENA E FESTA EM HONRA À NOSSA SENHORA DA AGONIA
A programação inclui atividades religiosas e sociais, com realização de Novena, Missa das Famílias, Santa Missa, Via Sacra, orações, peregrinação, carreata, quermesse e Almoço da Padroeira (ver programação completa abaixo).
“O mês de agosto é muito especial. Comemoramos o dia de Nossa Senhora da Agonia, no dia 20, e tal teremos a Novena, que celebra a data e acontecerá de 16 a 24 de agosto, encerrando no dia 25 deste mês. A Festa vem ser uma extensão do cuidado do Santuário para com a vida das pessoas, tendo a parte religiosa, auxiliando na questão espiritual, e a social, para manutenção do Santuário e dos trabalhos de evangelização”, declara padre Rodrigo.
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA AGONIA
O pároco comentou sobre as atividades realizadas pelo Santuário, entre elas o ‘Caminho da Agonia’, percurso de peregrinação de três dias, saindo de Cristina (MG), passando por Maria da Fé (MG) e chegando ao Santuário de N. Sra. da Agonia, criado há quase três anos. Também ações de acolhimento e sociais, como as missas de inclusão e entrega de cerca de 100 cestas básicas para pessoas carentes cadastradas.
“Itajubá acolhe o primeiro Santuário dedicado à Nossa Senhora da Agonia em toda a América Latina, sendo o único fora de Portugal, País de origem. É uma referência para a cidade, muito visitado pelos devotos e conhecido por sua arquitetura. O Santuário adquiriu essa distinção há dez anos”, conta padre Rodrigo.
A devoção à N. Sra. da Agonia é originária de meados do século XVIII. Surgiu ao norte de Portugal, em Viana do Castelo, fé cultivada por pescadores que pediam a proteção de Nossa Senhora para os perigos e agonias do mar nas navegações. Lá, Nossa Senhora é conhecida como ‘Padroeira dos Navegantes’.
Em Itajubá, na década de 90, um português, residente na cidade, doou o terreno para a construção da igreja pedindo que tivesse como padroeira Nossa Senhora da Agonia. Senhor Costa, como era conhecido, trouxe de Portugal uma imagem da Santa, esculpida em madeira, e que hoje está no altar do Santuário.
“O Santuário quer, dentro da espiritualidade, ajudar as pessoas a se encontrarem com a esperança. Tem como slogan: ‘Ó Maria, transformai nossas agonias em esperança’”, finaliza padre Rodrigo.
PASTORAL DO EMPREENDEDOR
Em nossa cidade, a Pastoral do Empreendedor é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá em conjunto com o Sebrae Microrregional Sul de Minas, a Igreja Católica, a Igreja Evangélica e com o apoio do vereador Rafael Rodrigues. As atividades se concentram em palestras motivacionais com temas voltados aos empresários, e ações espirituais, realizadas para empreendedores das respectivas religiões.
A primeira palestra aconteceu no final de 2023 e nova palestra está sendo programada para acontecer ainda neste semestre, conforme informou padre Rodrigo.
Fonte: CDL Itajubá