A necessidade da transformação digital para um negócio se destacar deixou de ser um diferencial e se tornou questão crucial no mercado do varejo. O setor está cada vez mais competitivo e repleto de possibilidades, com a multiplicidade de canais de compra e de comunicação para manter o relacionamento com um novo perfil de consumidor.
No Brasil e no mundo, ano a ano surgem novas tecnologias que estão revolucionando o segmento e os hábitos de consumo. O e-commerce cresceu expressivamente e a tendência é que seja potencializado ainda mais. O comércio eletrônico brasileiro faturou mais de R$ 262,7 bilhões em 2022, registrando alta de 1,6% em relação a 2021, conforme dados de pesquisa realizada pela NielsenIQ Ebit.
Em todo lugar, para todos
O perfil de consumidor da era 5.0 é um indivíduo que transita por diferentes canais de consumo e de comunicação. Isso levou as organizações a investirem mais em omnichannel, tendência que tem como base a convergência, ou seja, a concentração de todos os canais utilizados por uma empresa.
Dessa forma, torna-se mais tênue para o consumidor a linha entre o mundo digital e o off-line, com a integração de lojas físicas, virtuais e compradores, de modo a garantir experiências completas em todas as plataformas. As marcas também estão atentas às necessidades de cada grupo, tendo em vista que é preciso dialogar com diferentes públicos e gerações.
Cada perfil tem suas características de comportamento e de consumo. A Geração Z, por exemplo, é composta por nativos digitais. Ou seja, aqueles que consideram as ferramentas digitais como base para atenderem às suas demandas. Ao mesmo tempo, esse grupo valoriza as conexões geradas pelo presencial.
A nova forma de engajar
Outro ponto importante a ser levado em consideração é o engajamento dessa nova geração com causas relevantes, como o ativismo ambiental. Os mais jovens, da geração Alpha, têm forte consciência socioambiental e já compreendem a importância de viver em um mundo híbrido.
Esses novos hábitos impactam diretamente o consumo e a forma como as marcas devem se relacionar com os clientes. O intuito é comunicar para todos de forma plural e diversa.
Fonte: Consumidor Moderno