A NRF Retail’s Big Show é a maior feira mundial voltada ao varejo, ditando tendências e compartilhando boas práticas para diversos segmentos. Em sua 113º edição, o foco do ano é a retomada e o avanço do varejo. Realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a NRF 2023 contou com mais de 175 palestras e 350 speakers, reunindo mais de 40 mil pessoas de 75 países.
Pensar e executar a estratégia omnichannel, ter um profundo conhecimento sobre os consumidores (oferecendo experiências personalizadas), colocar a loja física no centro das estratégias e a equipe de vendas como embaixadores da marca. Esses foram alguns aprendizados da NRF Retail´s Big Show 2023.
• Pensar e executar a estratégia omnichannel. Varejo sem costuras, sem atritos. A Lego, por exemplo, combina experiências físicas e digitais para fazer entretenimento no varejo. É importante desenvolver o modelo operacional e a estratégia de negócios com foco na experiência digital.
• A loja física no centro das estratégias de varejo (brand equity strategy). Apesar do aumento na digitalização de processos, as lojas físicas ganharam importância no contexto, pois as pessoas sentem falta da experiência de compra em loja. A loja física faz parte da estratégia, que deve estar digitalmente integrada e oferecer mais relevância para a experiência de consumo, com conexão emocional.
• Estruturação do modelo de negócios mais do que as lojas em si, passando por fundamentos de estratégia, processos, cultura, dados, KPIs e capacitação de equipes. Por exemplo, investir na capacitação de colaboradores, em um propósito social, para obter resultados positivos.
• Sales staff – equipe de vendas como embaixadores da marca. Investir na equipe de linha de frente, trabalhando os pilares do atendimento ao cliente para gerar experiência de compra mais envolvente. Transformar o time de vendas em verdadeiros embaixadores da marca, investindo em treinamento.
• Conhecer o cliente em profundidade. Ter deep insights sobre os consumidores. Isto é, acessar mais dados sobre o consumidor, procurando saber o que ele precisa e criando sua persona, perfil do consumidor, em detalhes, que ajude a atendê-lo melhor.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, conduzida pelo dirigente do Sistema CNDL, José César da Costa, participou da NRF 2023 com uma delegação formada por mais de 80 líderes cedelistas, entre eles o presidente da Federação de Minas (FCDL MG), Frank Sinatra. O objetivo foi fazer uma imersão nas tendências do varejo para 2023, em palestras com grandes nomes do mercado internacional, além de visitas técnicas e acesso a feira de exposições.
Fonte: PEGN / FCDL MG