Transformar vidas por meio da música e da arte é a proposta da Academia Filantrópica de Música e Artes de Itajubá. Bruno Galbiati e Rodrigo Takami participaram da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, realizada nesta quarta-feira (6/11), para expor sobre o projeto e suas ações.
O presidente da CDL Itajubá abriu a reunião ressaltando a importância do projeto para a formação cultural e educacional de crianças e adolescente do município. “O projeto tem muito mérito. Traz uma oportunidade para que jovens da cidade se desenvolverem na música, artes e como pessoas. Parabéns aos idealizadores, e convido todos os empresários e comunidade para contribuir com essa iniciativa. A CDL Itajubá apoia o projeto para que ele cresça e atenda um maior número de pessoas”, expressou Alexandre Costa Lopes.
Bruno Galbiati conta que o projeto nasceu em 2017, denominado ‘Acordes Para o Saber’. A cada ano, realizava-se um evento com o objetivo de estimular a doação de recursos para o projeto. Com o tempo, surgiu a proposta de expandir e tornar o projeto permanente, dando origem à ‘Academia Filantrópica de Música e Artes’, uma ideia apresentada por Rodrigo Takami, atual presidente da Loja Maçônica Deus e Humanidade e da Academia.
A Academia Filantrópica de Música e Artes tem como objetivo contribuir com a formação educacional de crianças e jovens, regularmente matriculados em escolas públicas, por meio do ensino de música e artes. A academia será lançada nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, com um espetáculo musical, que busca arrecadar fundos para a compra de instrumentos musicais. “Convidamos a comunidade de Itajubá para esse espetáculo emocionante, lembrando que todo o lucro será destinado à academia”, reforça Rodrigo Takami.
A Academia Filantrópica de Música e Artes de Itajubá deverá iniciar suas atividades em 2025, oferecendo cursos de violino, viola, metais, percussão e teoria musical, além de desenvolver a disciplina e a capacidade de raciocínio, conforme informa Rodrigo Takami, destacando que o sonho é, futuramente, formar uma orquestra sinfônica do município.
PARTICIPAÇÃO EMPRESARIAL E DA COMUNIDADE COM DESCONTO NO IR
Empresas com regime de lucro real que apoiarem a academia poderão deduzir do Imposto de Renda (IR) os valores da doação ou do patrocínio destinado ao projeto. Pessoas físicas também podem apoiar o projeto e obter desconto de IR, vez que a Academia Filantrópica de Música e Artes estar contemplada com a Lei Rouanet.
“Já temos tudo aprovado e a parte burocrática é bem mais simples que no passado. Assim, as empresas de lucro real, ao fazerem a declaração do IR, podem destinar 4% do imposto diretamente para a academia, sem descapitalizar a empresa, por ser um imposto que iria para o governo. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido”, explica Rodrigo Takami.
MAESTRO AGENOR E ORQUESTRAS
O espetáculo beneficente de lançamento da Academia Filantrópica de Música e Artes de Itajubá (Acordes Para o Saber) contará com a participação do Maestro Agenor, que regerá a Orquestra de Cordas da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas juntamente com a Casa Branca Pop Orchestra de Casa Branca/SP.
No palco, 40 músicos e 4 cantores proporcionarão momentos emocionantes e únicos, incluindo a apresentação do cantor, Lucas Cozzani, reconhecido como o maior intérprete de Carlos Gardel no mundo.
Data: 08 de novembro
Horário: 20h (Entrada a partir das 19h para recepção)
Local: Teatro Municipal Christiane Riera
Ingressos:
Meia entrada solidária: R$ 80,00 + 1 kg de alimento não perecível
Vendas: Morana Itajubá (Praça Adolfo Olinto, 28, Centro)
Pelo WhatsApp: (35) 99760-0061
Online: Maestro Agenor e Orquestras – Lançamento da Academia Filantrópica de Música e Artes
Informações:
Fonte: CDL Itajubá