A Pastoral do Empreendedor é uma ação organizada para acolher e cuidar espiritualmente de empreendedores iniciantes e daqueles que já estão na jornada dos negócios.
Em Itajubá (MG), a Pastoral do Empreendedor é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá em conjunto com o Sebrae Microrregional Sul de Minas, a Igreja Católica, a Igreja Evangélica e com o apoio do vereador Rafael Rodrigues. As atividades se concentrarão em palestras mensais com temas técnicos, para todos os empreendedores, e espirituais, realizadas para empreendedores das respectivas religiões.
Para apresentar a Pastoral do Empreendedor aos empresários, a CDL Itajubá recebeu o padre Rodrigo Mendes, pároco do Santuário Nossa Senhora da Agonia, o vereador Rafael Rodrigues, e o representante do Sebrae Itajubá, Vitor Duarte, em sua reunião de negócios desta quarta-feira (11/10).
“Empreender não é só abrir uma empresa. No sentido mais amplo é todo um processo, uma transformação para fazer um sonho acontecer, exigindo envolvimento e dedicação daqueles que empreendem. Nessa jornada há um desgaste, emocional, físico, material, espiritual. Daí a necessidade do empreendedor se fortalecer espiritualmente, cuidando também do corpo e mente, para superar os desafios”, declara Alexandre Costa Lopes, presidente da CDL Itajubá.
A Pastoral do Empreendedor já existe em outras localidades no Brasil, iniciativa da Igreja Católica. Segundo o padre Rodrigo, a Pastoral visa fomentar a espiritualidade no empreendedor, inspirar a aproximação do empreendedor com a palavra de Deus para iluminar o dia a dia dos negócios e encontrar a sabedoria necessária nos momentos de decisão, e acolher, cuidar e apoiar os empreendedores na caminhada de fé e negócios.
“A Pastoral do Empreendedor nasceu do desejo da igreja em cuidar dos empreendedores para ajudá-los a desenvolver a espiritualidade diante dos desafios do dia a dia. Teremos palestras com orientações de fé e outras técnicas, voltadas para os negócios, promovendo um equilíbrio na caminhada. O Santuário que, realmente, ser esse facilitador da vida empreendedora de Itajubá”, expõe o padre Rodrigo.
Conforme o vereador Rafael, o padre Rodrigo abraçou a ideia de implantar em Itajubá a Pastoral do Empreendedor. “Essa Pastoral inclui a fé, para o empreendedor compreender sobre as reações interpessoais e institucionais, sobre o que é o capitalismo, a relação patrão e empregado e a função social do empreendedor, dando subsídios para a atuação nos negócios e na comunidade”, afirma o vereador, que também comentou brevemente sobre o ‘Dia Municipal do Nascituro’.
O Sebrae também é parceiro na implantação da Pastoral do Empreendedor, apoiando a iniciativa que vem ao encontro de sua missão: apoiar os micro e pequenos negócios. “Quando falamos de desenvolvimento e gestão empresarial, dando subsídios para as empresas crescerem, isso inclui os empresários e empreendedores, que também necessitam de uma autogestão pessoal de alta performance para realizar as ações e atingir os objetivos almejados. Ter uma Pastoral para trabalhar o lado espiritual é importantíssimo para sustentar a base da face humana dos negócios”, diz Vitor Duarte.
As palestras da Pastoral do Empreendedor terão início na próxima semana.
Fonte: CDL Itajubá